Agentes desportivos participam em acção sobre doping

     Desporto           
  • Zaire     Sábado, 25 Junho De 2022    15h13  

Mbanza Kongo – Quarenta agentes desportivos do município de Mbanza Kongo, província do Zaire, participam, este sábado, numa acção de formação sobre a luta contra o doping no desporto.

A iniciativa é do Ministério da Juventude e Desportos, em parceria com o Centro de Medicina Desportiva, que nos últimos dias tem levado a cabo um ciclo de formação para a divulgação do Decreto-lei sobre a luta contra o uso de doping a nível do país.

Temas relativos à dissuasão, sanções, infracções, detecção, consequências, funcionamento e cumprimento da legislação estão a ser transmitidos aos atletas de diversas modalidades praticadas na região.

O director-geral do Centro Nacional de Medicina Desportiva (CNMD), João Mulima, explicou que actividade do género já foi realizada nas províncias do Bengo e Uíge, com o intuito de sensibilizar e educar a população desportiva a abster-se do uso de substâncias proibidas em actividades desportivas.

De acordo com o responsável, um atleta indiciado no uso de substâncias nocivas durante a actividade desportiva pode ser condenado até oito anos de prisão e ver suspensa a sua carreira.

Informou que desde 2001, altura em que o país começou a realizar testes antidoping, até a presente data, cinco casos positivos foram registados, todos examinados no exterior.

O chefe do departamento provincial da Juventude e Desportos, António Lopes Lino, louvou a iniciativa do Ministério de tutela, para quem a formação visa desencorajar essa prática no desporto.

Disse desconhecer qualquer caso positivo de doping em atletas da província do Zaire.

 

 





+