AIDA destaca aposta na formação dos associados

     Desporto           
  • Huambo     Sexta, 24 Fevereiro De 2023    13h37  
Luís Caetano, presidente da AIDA
Luís Caetano, presidente da AIDA
Angop

Huambo – O presidente da Associação de Imprensa Desportiva Angolana (AIDA), Luís Caetano, destacou, esta sexta-feira, no Huambo, a necessidade da contínua aposta na formação dos jornalistas desportivos, para uma melhor abordagem e tratamento dos conteúdos.

O responsável, que falava na II assembleia-geral ordinária da AIDA, referiu que a organização definiu como prioridades, paras este ano, a formação e a defesa dos interesses dos associados, na perspectiva do cumprimento da ética e da deontologia profissional, de modo a evitar que os jornalistas coloquem a sua idoneidade em causa.

Para tal, disse, AIDA vai a apostar na especialização dos profissionais dos órgãos públicos e privados de Comunicação Social em matérias desportivas, para o tratamento dos conteúdos com maior propriedade.

Enalteceu o facto de a AIDA ser reintegrada, recentemente, na Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS) depois de ultrapassados os constrangimentos que estiveram na base da sua suspensão de mais de cinco anos, devido a falta de contribuições.

Luís Caetano fez saber que a assembleia ordinária servirá para validar o relatório de contas referente a 2022 e, ao mesmo tempo, definir estratégias para o corrente ano, que se vai basear na formação profissional e na regulação da associação perante diversos organismos desportivos internacionais.

Por seu turno, o vice-governador da província do Huambo para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Inácio, realçou a importância da prática contínua do desporto na estabilidade da condição física do cidadão, para além de ser importante na formação da sociedade.

Disse ser preponderante o papel desenvolvido pela imprensa desportiva na sociedade, por trazer aspectos reais e práticos das mais diversificadas modalidades existentes em Angola e no exterior.

Na ocasião, o coordenador da AIDA da região Centro e Sul, Isaac Bonga, augura por uma organização mais consistente e forte, capaz de continuar a dar cobertura merecida e exemplar a todos eventos desportivos do país nas mais variadas vertentes.

A reunião encerra sábado, com a realização de uma aula magna sobre Jornalismo Desportivo, no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Humanidades (ISUPE – EKUIKUI II). ZZN/ALH

 





+