Alberto Spinola vence troféu “Agostinho Neto” em automóveis de 2000 CC

     Desporto           
  • Huambo     Domingo, 18 Setembro De 2022    21h44  
Prova de motociclismo (Arquivo)
Prova de motociclismo (Arquivo)
Valentino Yequenha

Huambo – O piloto Alberto Spinola, da província de Luanda, venceu, neste domingo, a prova de automobilismo, denominada “Troféu Agostinho Neto”, na categoria A de automóveis com 2000 centímetros cúbicos, ao somar 50 pontos.

A prova, decorrida no âmbito dos festejos  do centenário do fundador da Nação, António Agostinho Neto,  é uma iniciativa da Associação Provincial de Desporto Motorizado, com o apoio da Federação Angolana da modalidade.

A competição, que conta para a quinta prova do Campeonato Nacional de velocidade em automobilismo, iniciado a 27 de Março último, foi disputada, também, nas classes B de veículos até 1600 centímetros cúbicos (CC), D de automóveis a diesel e na classe GT e Sport, bem como em motociclismo, nas categorias de EVO 600 CC e AGP 600 CC.

Alberto Spinola, que correu pela equipa Angotruck Racing team, venceu na sua categoria, que contou com a participação apenas de dois pilotos, tendo, também, vencido o prémio de posição, ao bater na concorrência o seu adversário Mauro Pereira, da MP Racing Team, da província de Luanda, que ficou no segundo lugar, com 40 pontos.

Na classe B, com três pilotos, Nicolau Albano, da Albano Racing, província da Huíla, foi o grande vencedor da prova, com 45 pontos, tendo, igualmente, vencido o prémio da posição.

No segundo lugar ficou Alexandre Deysel, da Karcamano, província da Huíla, com 45 pontos, enquanto Nelo Huambo, da Albano Racing, também da província da Huíla, quedou-se no último lugar, sem qualquer ponto.

Já em classe D, disputada por cinco pilotos, sagrou-se vencedor Jason Santos, da Organização SaiSantos Racing, província da Huíla, ao obter 45 pontos, enquanto o seu colega de equipa Carlos Caldeira, que arrebatou o prémio da posição, ocupou o segundo lugar, 36 pontos.

Também, com 36 pontos, na terceira posição, ficou Ricardo Spinola, da Angotruck Racing Team, província de Luanda.

Para a classe GT e Sport, Mário Ferreira e José Costa, ambos da J.N. Trans Racing, da província de Benguela, ocuparam o primeiro e segundo lugar, com 50 e 33 pontos, respectivamente, ao passo que Ilídio Cardoso, da Team Grupo Cosal, província de Benguela,  também com 33, fechou o pódio (3º lugar) da classe que contou com a participação de cinco concorrentes.

O prémio da posição foi conquistado pelo primeiro classificado.

Em motociclismo, Jerónimo Carvalho, da Team Kwanza Sul, província do Cuansa Sul, venceu na classe de EVO 600 CC, com 50 pontos, seguido pelo seu colega de equipa, Mário Fonseca, com 36, que conquistou o prémio da posição da categoria, ao passo que Dinho Máquina, da Team Huambo (anfitrião) ocupou o último lugar do pódio (3º lugar), com 27, numa concorrência de seis pilotos.

Por sua vez, Alexandre Almeida, da 1000 Graus Racing, província da Huíla,  venceu a Classe AGP 600 CC, com 50 pontos, uma competição que contou com a participação de 10 concorrentes.

No segundo lugar ficou Ivens dos Santos, da JF – Pescas, da província do Namibe, com 40 pontos, tendo, igualmente, conquistado o prémio da posição, e o Moreno Pinto, da província do Huambo, pela equipa Planalto Racing Team, ocupou o terceiro lugar, com 29.

A organização da prova, que foi, igualmente, disputada pelos corredores da província do Cuando Cubango, em motociclismo, atribuiu 150 mil Kwanzas como prémio ao primeiro classificado, 120 mil ao segundo e 100 mil ao terceiro, em todas classes, enquanto os demais receberam 80 mil Kwanzas de participação.

Os pilotos foram agraciados, também, com diplomas de méritos, uma iniciativa do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA).

A 6ª e 7ª prova do Campeonato Nacional serão realizadas na província de Benguela, nos meses de Outubro e Novembro, enquanto a oitava e última, na província de Luanda, em Dezembro.

As quatro primeiras foram disputadas nas províncias do Namibe (1ª), Benguela (2ª), Malanje (3ª) e Huíla (4ª).

Para além desta prova, o programa do centenário de Agostinho Neto, foi marcado com a deposição de uma coroa e  de outras manifestações desportivas, culturais e recreativas.

Breve percurso de Agostinho Neto

António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxikane (Icolo e Bengo), e faleceu a 10 do mesmo mês de 1979.

Como primeiro Presidente de Angola, proclamou a independência do país  do então jugo colonial português, a  11 de Novembro de1975.

Enquanto escritor, escreveu várias obras, com destaque para “Sagrada Esperança” e  “Renúncia Impossível”.

 





+