AMUD incentiva maior aposta na classe no Cunene

     Desporto           
  • Cunene     Sexta, 03 Maio De 2024    16h28  
1 / 2
Selecção Nacional de futebol feminino perde com Zâmbia (RD)
Selecção Nacional de futebol feminino perde com Zâmbia (RD)
DR
2 / 2
Coordenadora provincial da AMUD no Cunene, Alice Sapalalo
Coordenadora provincial da AMUD no Cunene, Alice Sapalalo
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva – A coordenadora da Associação Mulher e Desporto (AMUD), na província do Cunene, Alice Sapalalo, pediu, esta sexta-feira, às associações desportivas locais, no sentido de apostarem mais no desenvolvimento das praticantes femininas na região.

Falando à ANGOP, a propósito do futebol feminino no Cunene, defendeu a necessidade de criar-se em todos os municípios equipas de andebol, atletismo, basquetebol, futebol, futsal, natação, voleibol, xadrez e desportos de luta.

Fez saber que a pratica do desporto feminino na província é reduzido, daí que a AMUD tem estado a trabalhar na advocacia das associações de várias modalidades, para priorizar o envolvimento das meninas no desporto.

Por este facto, realçou a necessidade de se investir nos escalões de formação e a massificação das modalidades, visando o alcance do alto nível técnico e competitivo dos praticantes.

“A dinamização da prática desportiva a nível da classe feminina constitui o nosso principal objectivo, como forma de aumentar a população praticante e o desenvolvimento do futebol, sobretudo, nas escolas e nas comunidades”, disse.

Alice Sapalalo fez saber que a AMUD, desde 2023, tem estado a promover o resgate dos jogos tradicionais, desde a  wela, macaca e leiti, nas instituições de ensino primário, envolvendo crianças.

Associação provincial a Mulher e o Desporto no Cunene, conta com 10 antigas praticantes do futebol, atletismo e basquetebol e xadrez.

Actualmente, a província conta com quatro equipas que participam no campeonato provincial de futebol, nomeadamente o SC Cuanhama, CD Castilhos, CD Mukolongondjo e Atlético do Cunene.

Fundada em 2008, a AMUD tem como objectivo a criação de políticas de desenvolvimento desportivo para o equilíbrio no género.

A província do Cunene dispõe de dois campos com relva sintética, localizados na cidade de Ondjiva, bem como 20 campos de terra batida “pelados“ a nível dos municípios. PEM/LHE/VAB 

 





+