AMUD relança jogos tradicionais no Huambo

     Desporto           
  • Huambo     Sábado, 18 Fevereiro De 2023    16h09  
Pormenor de uma disputa do Zero, no quadro dos jogos tradicionais
Pormenor de uma disputa do Zero, no quadro dos jogos tradicionais
Marcelino Camões

Huambo – A Associação Angolana a Mulher e o Desporto (AMUD) relançou neste sábado, no Huambo, os jogos tradicionais, no quadro das políticas de massificação destas disciplinas desportivas nesta região do Planalto Central.

O acto de relançamento da prática dos jogos tradicionais na província do Huambo foi marcado com a realização de uma prova competitiva, em alusão dos dias do Ministério da Juventude e Desporto e do Comité Olímpico Angolano (COA), que se comemoraram, respectivamente, a 17 e 18 do corrente mês.

O torneio, decorrido na escola primária nº53, no Bairro Académico, na cidade do Huambo, foi disputado nas especialidades  de corridas de saco, garrafinha, jogo de cadeira, zero, 35 vitória, sinistralidade e salta de corda, num total de 60 atletas, entre antigas e novas praticantes.

São considerados jogos tradicionais as actividades lúdicas, recreativos e culturais, praticadas por crianças, jovens e adultos de uma determinada comunidade ou sociedade, em função dos seus valores sociais e culturais, com a necessidade de serem perpetuadas, através da transmissão de geração em geração.

Na ocasião, a delegada da AMUD no Huambo, Ana Paula Mário, assegurou estarem criadas as condições para o contínuo relançamento dos jogos tradicionais na província, que têm vindo a desaparecer, por influência da globalização.

Referiu que, com esta medida, a organização que congrega mulheres envolvidas no desporto, pretende contribuir na concretização dos desafios do Governo angolano consubstanciados no resgate dos valores morais e cívicos, para o alcance dos objectivos da moralização da sociedade.

Fez saber que as próximas competições serão realizadas em Março próximo, nos municípios da Caála e do Londuimbali, no quadro das jornadas Março/Mulher.

Ana Paula Mário, antiga praticante de atletismo, futebol e actual treinadora nesta última modalidade, disse ser satisfatório o envolvimento da mulher no desporto.

Em seu entender, actualmente existem muitas mulheres a praticarem desportos em diversas modalidades, comparativamente aos tempos passados, o que tem contribuído na emancipação e desenvolvimento desta franja social.

Apontou como principal desafio o alargamento do número de associadas, com o reforço da mobilização das antigas e novas praticantes, por contar apenas com dez, devidamente inscritas.

Fundada em 2008, a AMUD congrega mulheres envolvidas das mais diversas modalidades desportivas, desde o futebol, basquetebol, andebol, futsal, voleibol, xadrez, natação e os desportos de combate. VKY/ALH





+