Andebol: Cuando Cubando e Cuanza Sul apuram-se ao nacional júnior

     Desporto           
  • Huambo     Segunda, 20 Fevereiro De 2023    18h32  
Jogo de andebol
Jogo de andebol
Valentino Yequenha

Huambo – As províncias do Cuando Cubango e do Cuanza Sul apuraram-se, esta segunda-feira, ao nacional júnior de andebol, em masculino e feminino, marcado para Abril próximo, depois da conquista do zonal 6, disputado no Huambo.

O zonal 6 de apuramento ao nacional, que alberga, também, as províncias do Huambo e do Bié, esta última que não se fez representar por razões desconhecidas, foi aberto sábado último, com a participação de cinco equipes, sendo três em masculino e seis em feminino

Em masculino, apuraram-se  o Clube Desportivo Dragões do Cuando Cubango e a Associação Recreativo do Amboim (ARA) da Gabela do Cuanza Sul, com quatro e dois pontos,  respectivamente, enquanto a formação da Escolinha de Andebol do São João do Huambo, ficou na terceira posição sem qualquer ponto.

Já em feminino, a Associação Recreativo do Amboim (ARA) da Gabela do Cuanza Sul  foi a primeira classificada, com dois pontos, os mesmos que o Clube Recreativo do Chapesseca do Huambo, que perdeu no desempate de golos marcados e sofridos.

No final, o presidente da Associação provincial de Andebol do Huambo, Monteiro Pongolola Lino, desvalorizou a fraca participação da província no zonal, ao apontar a falta de verbas e de espaço de treino como os principais constrangimentos.

 “Tudo fizemos, mas sabíamos de antemão que, em função das dificuldades que as nossas equipas vivem e a forma como se prepararam para este torneio, não teríamos sucessos, daí que o desaire não constitui surpresa”, disse.

Já o coordenador da Federação Angolana de Andebol para o zonal 6, Gilberto Pinto, fez uma avaliação positiva da competição, ao destacar o interesse das equipas em trabalhar nos escalões de formação, embora exista a necessidade de apostar mais no rigor da qualidade e dos fundamentos básicos da modalidade.

A Associação provincial de Andebol do Huambo controla três equipas (Clube Recreativo Chapesseca, Escolinha de Andebol do São João e o Petro do Huambo), com atletas que competem nas categorias juvenis, juniores e seniores. VKY/ALH

 





+