Andebol: Técnicos buscam Licença A da IHF

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 18 Outubro De 2023    18h46  
Treinador do Petro de Luanda, Vivaldo Eduardo
Treinador do Petro de Luanda, Vivaldo Eduardo
Nelson Malamba - ANGOP

Cairo – Cinco técnicos angolanos de andebol participam, desde o dia 13 do deste mês , na cidade do Cairo (Egipto), num curso para obtenção da Licença A da IHF, que os habilita a orientar equipas e selecções nacionais seniores.

Trata-se de Vivaldo Eduardo, Filipe Cruz, Luís Chaves, José Pereira e William de Almeida, quefrequentam a acção formativa, a decorrer até ao dia 21 de Outubro, na Academia de Andebol do Cairo, numa promoção da Federação Internacional da modalidade (IHF), por via da sua filiada africana (CAHB).

As acções de formação, de acordo com uma nota da Embaixada de Angola no Egipto, enviada hoje à ANGOP, estão a ser ministradas pelos técnicos europeus Paul Landure (França), Marco Sibila (Eslovénia), e Mats Olson (Suécia).

São no total 28 treinadores provenientes de Angola, Rwanda, Egipto, Camarões, Argélia, Tunísia, Benin e da República Democrática do Congo.

O programa reserva sessões teóricas e práticas, cujos conteúdos incluem tácticas de grupo e equipa no ataque, critérios dos exercícios e desempenho, treino específico de resistência no andebol, dados relevantes para os treinadores.

Estão também a serem transmitidas, as qualidades do pivô, pivô em África – principais direcções, execução rápida de arremesso, exercícios de defesa para melhorar a abordagem activa e agressiva para 6-0 defesa.

Inclui, igualmente, a abordagem sobre “activo e agressivo - aproximação à defesa 6-0”, defesa 6 contra 7, análise da posição do treinador principal da equipa e evolução das competências do treinador’’.

Os detentores da Licença A habilitam-se também a conceber projectos de equipa global de alto nível, gerenciar um xonjunto em competições de alto nível, analisar, compreender e adaptar os critérios de nível superior, elaboração de projectos de clubes e de federações, assim como liderar um plano complexo de preparação de treinamento para jogadores de ponta.

Estão também aptos para liderar uma equipa na busca de talentos para jovens jogadores de andebol, identificar talentos na formação, analisar, compreender e adaptar um projecto, numa perspectiva de desenvolvimento, e conceber e compartilhar o conceito de um jogo para o futuro.

As acções formativas decorrem sob o lema “Melhorar o desempenho do treinador e da equipa”. FN

 





+