Angola palco do Pré-olímpico de andebol pela terceira vez

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 11 Outubro De 2023    14h11  
Selecção de andebol procura passe para Paris
Selecção de andebol procura passe para Paris
Cedida

Luanda – Angola alberga pela terceira vez o Torneio Pré-olímpico de andebol sénior feminino e, tal como nas edições 2003 e 2015, o objectivo é a qualificação aos Jogos-olímpicos, que desta vez decorrerá em 2024, em Paris.

A quarta edição do torneio, que arranca esta quarta-feira, no pavilhão Multiúsos do Kilamba, coloca frente a frente quatros selecções para a única vaga de acesso à cidade de Paris, no próximo ano.

Camarões e Congo terão a primazia de abrir o torneio a partir das 16h00), enquanto Angola - Senegal (18h00) encerram o primeiro dia de competição.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifAngola estreou-se como anfitriã deste evento em 2003, a primeira neste modelo em África, em substituição ao anterior que apurava directamente o vencedor do Campeonato Africano.

Marcada pela desistência das congéneres da Argélia e Tunísia, as angolanas carimbaram o passe para Atenas`2004, defrontando apenas Côte d’ Ivoire, no pavilhão da Cidadela, na capital do país.

 Sob orientação do búlgaro Pavel Dzheney (já falecido), as campeãs africanas venceram por 28-21, num jogo em que despontaram nomes como Elisa Webba, Filomena Trindade e Ilda Bengue.

Em 2015, no segundo torneio de qualificação para os jogos de 2016, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, Angola voltou a ser palco e o recinto escolhido foi novamente o pavilhão da Cidadela.

Nesta campanha, o combinado angolano obteve o passe ao superar a RDC (36-28), Senegal (38-21) e Tunísia (26-23), sendo este último sido o duelo mais equilibrado no qual as angolanas, apesar do triunfo, saíram ao intervalo em desvantagem (10-12).

Nesta prova destacaram-se Cristina Branco, Rossana Quitongo, Luísa Kiala (em finais de carreira), Teresa Almeida “Bá”, Helena Sousa, Natália Bernardo, Aznaide Carlos e Vilma Nenganga, sob orientação do português, João Florêncio.

 A terceira edição do pré-olímpico aconteceu em 2019, no Senegal, para disputa da única vaga continental para os Jogos Olímpicos de Toquio’2020, em outra vez, Angola tornou-se  privilegiada.  

 Em três partidas, as também conhecidas como “Perolas Africanas”, conduzidas tecnicamente pelo dinamarquês Morten Soubak, qualificaram-se após triunfo sobre a RDC (29-21) e a anfitriã Senegal (22-14).

 Em caso de vitória, Angola cumprirá a quarta presença em Jogos Olímpicos por via do Pré-olímpico, depois de igual número de representação através da conquista do Campeonato Africano, do qual o país ostenta 15 títulos.  

 Angola esteve nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), Sidney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020).JAD/MC





+