Angola reencontra França no mundial feminino

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 06 Julho De 2023    20h38  
Selecção Nacional sénior feminina de andebol (Arquivo)
Selecção Nacional sénior feminina de andebol (Arquivo)
Pedro Parente

Luanda - A Selecção Nacional sénior feminina de andebol está no grupo D do 26º Campeonato do Mundo, co-organizado pela Dinamarca, Noruega e Suécia, de 30 de Novembro a 17 de Dezembro próximo, onde reencontra França e Eslovénia.

De acordo ao sorteio realizado hoje (quinta-feira), Angola, campeã de África, ficou na série da França, Eslovénia e Islândia.

Além das francesas, no mundial anterior, em Espanha2021, a equipa angolana também teve como adversária, a Eslovénia, na série A.      

A representação do país vai disputar pela 17ª vez o Campeonato do Mundo, depois da estreia em 1990, na Coreia do Sul.

Na sua última participação, em 2021, na Espanha, o “sete” nacional ficou no 25º lugar, sob orientação do treinador Filipe Cruz.

A selecção prometia e depois de várias vitórias durante a preparação, não conseguiu se encontrar na fase final da competição e somou apenas derrotas (França e Montenegro por 30-20 respectivamente) e um empate (Eslovénia 25-25), terminando assim em último do grupo A com 1 ponto apenas.

Sendo assim, o conjunto foi relegado a disputar com outras equipas que tiveram baixo desempenho a “President Cup”, que também podem ser considerada como classificativas do 25º ao 32º lugar, inserida no grupo I, onde, acabou por vencer todos os seus jogos.

Contra Camarões, a vitória foi de 35-24, triunfou também diante do Irão, por 41-8, o Uzbequistão, por 52-11, e a Eslováquia, por 23-21, na posição 25 do mundial e consequente conquista da presidente Cup. WR/VAB

 





+