Selecção de futebol para amputados no Grupo-D do CAN

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 08 Março De 2024    21h52  
Selecção de futebol para amputados treinou sob olhar da ministra dos desportos
Selecção de futebol para amputados treinou sob olhar da ministra dos desportos
Marcelino Camões

Luanda – A Selecção Nacional de futebol para amputados figura no grupo D do Campeonato Africano, a disputar-se de 18 a 29 de Abril, no Cairo (Egipto), ditou o sorteio realizado esta sexta-feira.

O combinado nacional, campeão africano da edição de 2019, disputada em Benguela (Angola) terá como adversárias a Tanzânia, Serra Leoa e o Rwanda.

O Grupo-A é constituído pelo Egípto, Camarões, Nigéria e o Burundi, o B pela Libéria, Marrocos, Uganda e Senegal, já o C pelo Ghana, Kenya, Gâmbia e Argélia.

Actualmente a preparar o evento na província do Huambo, a pré-selecção conta com 13 atletas estreantes e três regressos.

Entre as estreias, destaque para o médio António Kambenje e Jeremias Augusto (ambos do Misto do Huambo), além dos guarda-redes José Calitangue (Misto do Bié) e Ambrósio Chilala (Misto de Benguela).

De acordo com a lista do seleccionador nacional, Augusto Baptista “Cheto”, entre os regressos figuram os atacantes Catarino de Carvalho (Pendik da Turquia) e Sandro do Rosário (1 de Junho de Luanda). Este último foi o melhor marcador do Campeonato Nacional terminado recentemente.

A segunda fase de preparação acontece na Cidade de Istambul (Turquia) num estágio de 2 a 15 de Abril. Angola parte dia 16 para o palco da competição, no Cairo.

A Selecção Nacional estreou-se no africano em 2009, na Libéria, foi campeã africana em 2019, em Benguela, e em 2021, na Tanzânia, ficou na terceira posição.

Em 2018, no México, Angola foi campeã do mundo e na edição de 2022, na Turquia, ficou na segunda posição.

Pré-selecção:

Guarda-redes - Sebastião Canjuluka (Misto do Huambo), Jesus Mateus (1 de Junho de Luanda), José Calirangue (Misto do Bié) e Ambrósio Chilala (Misto de Benguela).

 Defesas - Jeremias Augusto (Misto do Huambo), Jerónimo Bendito (Misto do Huambo), Abel Manuel (1 Junho de Luanda), Paciência Félix (Trabson da Turquia), Francisco Amaro (Trabson da Turquia) e Manuel Lingate (Gebze da Turquia).

Médios - Domingos Mateus (Misto do Uíge), Samuel Dembo (Misto do Uíge), Armindo Félix (Misto do Uíge), Laurindo Lucamba (Misto do Huambo), António Kanbenje (Misto do Huambo), Ambrósio Manico (Misto de Benguela), Orlando Francisco (1 de Junho de Luanda) e João José (1 de  Junho de Luanda). MC





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+