Angola volta a enfrentar Irão com memória do empate de 2006

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 30 Agosto De 2023    14h56  
Selecção nacional de futebol que esteve presente no Mundial da Alemanha`2006
Selecção nacional de futebol que esteve presente no Mundial da Alemanha`2006
Angop

Luanda – Dezassete anos depois do histórico empate a uma bola, na última partida da fase inicial do Campeonato do Mundo de Futebol, disputada na Alemanha, Angola e Irão voltam a defrontar-se.

Este terceiro encontro entre as congéneres (pelo meio regista-se uma derrota do combinado nacional de 0-1, em Fevereiro de 2011, em jogo amistoso), será disputado dia 12 de Setembro possívelmente no estádio Tundavala, na província da Huíla, em data FIFA.

Sobre os desafios no histórico, para os angolanos fica patente as excelentes exibições da Selecção Nacional na primeira e única vez que participou na fase final de um Campeonato do Mundo.

Angola até perdeu com Portugal, na altura com gigantes como Pauleta, Luís Figo, Simão Sabrosa e o na altura emergente Cristiano Ronaldo, por 0-1, mas foi no empate contra os iranianos que se mostrou melhor ao mundo, com uma exibição coroada com o primeiro golo numa prova do género.

Os “Palancas Negras” marcaram primeiro, aos 60 minutos, por Flávio Amado, após cruzamento de Zé Kalanga, e os iranianos empataram aos 76`, por Bakhtiarizadeh.

Angola precisava vencer e esperar que Portugal derrotasse o México, embora dependente sempre da diferença de golos (obrigatoriamente superior a dois), mas apesar dos lusos terem batido os mexicanos por 2-1, os pupilos de Oliveira Gonçalves ficaram pela fase inicial.

Portugal venceu o Grupo D, com nove pontos, seguido do México, com quatro, de Angola, com dois, e do Irão, que apenas somou um ponto.MC

 





+