Angolana Celeste Tchiama no sorteio do mundial da WAFF

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 26 Julho De 2022    21h07  
Celeste Tchiama, 1ª vice-presidente da WAFF
Celeste Tchiama, 1ª vice-presidente da WAFF
Marcelino Camões - ANGOP

Luanda – A angolana Celeste Maria Tchiama, 1ª vice-presidente da Federação Internacional de Futebol para Amputados (WAFF), participará sábado na cerimónia de sorteio da 16ª edição do Campeonato do Mundo, a disputar-se de 30 de Setembro a 9 de Outubro, em Istambul (Turquia).

Para o efeito, a também vogal de direcção do Conselho Jurisdicional do Comité Paralímpico Angolano (CPA) segue quarta-feira (27) para o palco do evento com tarefas específicas, enquanto membro da organização mundial do futebol para amputados.

Num encontro entre a direcção da WAFF e membros da Confederação Africana de Desporto para Amputados (CAAF), a realizar-se quinta-feira (28), a responsável foi indicada a falar sobre as perspectivas de futuro entre as duas organizações.

Entre outras questões em abordagem, Tchiama explicará ainda os critérios de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 e procedimentos para a taxa de inscrição.

Os participantes ao evento terão momento de visita às infra-estruturas, designadamente, campos e unidades hoteleiras da cidade sede do campeonato.

A CAAF, liderada pelo angolano Leonel da Rocha Pinto, estará representada pelo camaronês Mustafa Usman (primeiro vice-presidente) e pelo queniano Peter Oloo (secretário-geral).

No sorteio, Angola (campeã em 2018) integra o pote 1 com a Turquia (anfitriã), Brasil (3ª classificada), México (4ª), Inglaterra (6ª) e Polónia (7ª).   

Integram o pote 2 a Espanha (8ª classificada do Mundial/2018), Haiti (9ª), Japão (10ª) Argentina (11ª), Irlanda (13ª) e Itália (14ª).

Colômbia (15ª), França (16ª), USA (17ª), Uruguai (21ª), Uzbekistão e Irão fazem parte do pote 3.

Já o pote 4 é integrado pela Libéria (10ª colocada do mundial de 2012) e os estreantes Marrocos, Indonésia, Iraque, Tanzânia e Alemanha.

 A 16ª edição do Campeonato do Mundo será disputada por 24 selecções divididas em quatro grupos de seis cada.

Angola é a campeã em título (México`2018).





+