Angolano nos Jogos Africanos de Accra

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 09 Março De 2024    18h35  
Director-geral do Centro Nacional de Medicina do Desporto, João Mulima
Director-geral do Centro Nacional de Medicina do Desporto, João Mulima
Rosário dos Santos-ANGOP

Luanda - O médico angolano João Mulima faz parte do Internacional Doping Control Officers (IDCO), na 13ª edição dos Jogos Africanos de Accra2024, que decorrem de 8 a 27 deste mês, no Ghana.     

Em resposta ao convite do Governo do Ghana, o especialista está apoiar e contribuir no processo da testagem antidoping, durante o evento desportivo continental.

À margem da competição, João Mulima também participa no 1º Fórum de Alto Nível sobre Antidopagem em África, sob égide da União Africana.

O antigo atleta e director do Centro de Medicina Desportiva de Angola também esteve em serviço no Campeonato Africano das Nações (CAN2023), em futebol, disputado na Côte d´Ivoire, sendo membro do sector antidoping da Confederação Africana da modalidade (CAF).            

Angola participa em Accra, com 113 atletas, dos quais 55 masculinos e 58 femininos, representando as modalidades de atletismo (incluindo o adaptado), andebol, ciclismo, judo, Karate-dó, lutas, MMA, natação, taekwondo, ténis de campos e mesa, voleibol e xadrez.

O MMA constitui a principal novidade da delegação, constando de um pacote experimental da comissão organizadora da prova.

Na edição passada, realizada em 2019, em Rabat (Marrocos), Angola ficou em 16º lugar com um total de oito medalhas, das quais duas de ouro e igual número de prata e quatro de bronze.

O Egipto foi o campeão com 273 medalhas (102 de ouro, 98 de prata e 73 de bronze).VAB





+