Angolanos destacam-se após o CAN da Côte d`Ivoire

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 26 Fevereiro De 2024    08h50  
Zito Luvumbo festeja golo na Liga de Futebol da Itália
Zito Luvumbo festeja golo na Liga de Futebol da Itália
DR

Luanda - Após a participação de Angola no CAN`2023, com números inéditos, os angolanos continuam a destacar-se nas respectivas equipas na diáspora, particularmente Zito Luvumbo e Fredy Ribeiro, no último fim-de-semana.

Ao serviço do Cagliari, da série A italiana, Zito Luvumbo se revela a “joia da coroa”, com provas dadas.

No domingo (25), o atacante angolano marcou o golo de empate a uma bola, aos 90+6, na partida referente à 26ª jornada, no estádio Unipol Domus, em Sardenha, diante do Napoli, do atacante nigeriano, Victor Osimhen (melhor jogador africano CAF de 2023).

O extremo de 21 anos de idade, que tem sido preponderante na Selecção Nacional, mereceu uma vez mais a confiança do técnico Cláudio Ranieri, para o duelo frente ao campeão da época 2022/23.

O Napoli foi o primeiro a marcar, por intermédio do inevitável Osimhen, aos 65 minutos. No entanto, o avançado nigeriano viria a ser substituído aos 84', devido a lesão.

Quando se pensava na vitória "forasteira", eis que Zito Luvumbo restabeleceu a igualdade no tempo de compensação, marcando assim o seu 4.° golo na temporada ao serviço dos italianos. Pelo meio soma quatro assistências. 

Com o empate, o Cagliari continua na zona da despromoção (19.° posto) com 20 pontos, ao passo que o Napoli ocupa o 9.° lugar da Liga, com 37 pts.

Outro angolano, que também se destacou, particularmente na semana finda, foi Fredy Ribeiro,  preponderante na vitória por 3-2 do Eyupspor sobre o Sakaryaspor, em desafio da 24ª ronda da Segunda Liga turca.

Fredy fez o passe para o primeiro golo do desafio, apontado por Regattin, na passagem do minuto 28'. O médio angolano, de 33 anos de idade, foi rendido aos 63' minutos.

Assim, Fredy Ribeiro soma já sete assistências na época, em 17 jogos pelo Eyupspor, apontando 1 golo. O médio conta, também, com três encontros realizados pelo Antalyaspor, antes de mudar de clube.

Com o triunfo alcançado, o Eyupspor conserva a liderança da Segunda Liga, somando agora 58 pontos.

O capitão da Selecção Nacional continua a justificar o estatuto de principal “garçom” do recém terminado Campeonato Africano das Nações de 2023, mas disputado em 2024, na Côte d`Ivoire.

No CAN, em que os dois jogadores foram preponderantes, Angola terminou na liderança do grupo D, com sete pontos, marcou nove golos, contra apenas quatro sofridos, estabelecendo um novo recorde nesta fase da competição.

Pela primeira vez, Angola venceu três jogos na fase final de um CAN e alcançou a melhor pontuação de sempre numa fase de grupos (sete).

Os cinco pontos alcançados em 2008, no Ghana, e em 2010, em território angolano, eram os melhores registos conseguidos até então.

No cômputo geral, o combinado nacional venceu a Mauritânia (3-2), o Burkina Faso (2-0), a Namíbia (3-0), empatou com a Argélia (1-1) e perdeu com a Nigéria (0-1). MC





+