Antigos companheiros destacam feitos do ex-Presidente  

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 08 Julho De 2022    19h32  
Ex-Presidente José Eduardo dos Santos exibe dotes desportivos
Ex-Presidente José Eduardo dos Santos exibe dotes desportivos
José Falso - ANGOP

Luanda - Antigos companheiros do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enquanto desportista, enalteceram esta sexta-feira, em Luanda, o seu empenho em prol do desenvolvimento do desporto em Angola

Reagindo ao falecimento do antigo Chefe de Estado, hoje, aos 79 anos, por doença, em Espanha, descreveram-no como responsável pela construção de infra-estruturas e organização de eventos internacionais.          

O técnico Daniel Miguel Cata, que partilhou o plantel, no Futebol Clube de Luanda, com José Eduardo dos Santos, a partir de 1952, afirmou à ANGOP que enquanto atleta sempre demonstrou qualidades de desportista nato.     

“O ex-presidente José Eduardo dos Santos sempre foi um homem preocupado com o futebol e com o desporto em geral. Ele sempre tratou todos de forma humilde, mesmo depois de ser presidente”, lembrou.  

Já o antigo seleccionador nacional Domingos Inguila, que também foi amigo e colega do ex-Chefe de Estado, considera ser uma grande perda para o país, acrescentando que emprestou todo o seu saber para o bem comum.         

Recorde-se, Daniel Cata e Domingos Inguila foram indicados por José Eduardo dos Santos para gestores na Academia de Futebol de Angola (AFA), criada por si em 28 de Julho de 2013, onde se encontram até a presente data.      

Antes, o antigo líder angolano, que ainda participava em partidas das velhas guardas, também criou o Santos Futebol Clube, em 2002, que chegou a competir no Campeonato Nacional da I Divisão (Girabola) e Afrotaças.

Consta ainda do seu consulado como estadista, a participação de Angola no Campeonato do Mundo de futebol em Sub-20, na Argentina, em 2001, e Campeonato do Mundo sénior decorrido na Alemanha, em 2006.

Acrescenta-se a organização do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, em 2013, Campeonato Africano de futebol, em 2010, além da conquista de vários títulos em modalidades individuais, destacando-se os feitos do velocista José Sayovo, nos Jogos Paralimpicos.

Sob seu comando foram construídos estádios nas províncias de Luanda, Cabinda, Benguela e Huíla, visando o CAN2010, igual número de pavilhões para o Afrobasket2007 e hóquei nas províncias de Luanda, Malanje e Namibe.                 

Pelo falecimento, o Executivo decretou luto nacional de sete dias, com início às 0h00 de sábado.

Segundo Decreto Presidencial, o luto nacional visa homenagear condignamente a sua figura, a sua obra, os seus feitos e o seu legado ao serviço da Nação Angolana.

O documento lembra o antigo Presidente como uma figura ímpar da Pátria angolana, à qual se dedicou desde muito cedo, tendo relevante participação na luta contra a colonização, na conquista da Independência Nacional e na consolidação da Nação.

Indica que enquanto vigorar o luto se deve colocar a Bandeira Nacional à meia-haste e cancelar todos os espectáculos e manifestações públicas. 





+