António Bernardo representa juízes no Afrobasket2021

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 22 Julho De 2021    12h40  
António Bernardo apita em Benguela (Arquivo)
António Bernardo apita em Benguela (Arquivo)
Cedida

Luanda - O árbitro internacional angolano António Bernardo representa a classe na 30ª edição do Campeonato Africano das Nações em Basquetebol “Afrobasket2021”, a realizar-se de 24 Agosto a 5 de Setembro próximo, em Kigali (Rwanda).

A indicação consta de uma lista de 18 juízes FIBA em representação de 13 países, com realce para o Egipto, Senegal, Mali, Marrocos e a Tunísia com dois cada.

Será a terceira presença consecutiva em provas do género, depois do Afrobasket masculino de 2017, co-organizado pelo Senegal e a Tunísia, no qual esteve também o seu compatriota David Manuel, e o Africano feminino de 2019, em Bamako (Mali).

Em Maio último, António Bernardo apitou na Liga Africana de Clubes (BAL), igualmente em Kigali, competição em que Angola se fez presente com a equipa do Petro de Luanda, que ficou na terceira posição.

Iniciado na arbitragem em 1993, o juiz atingiu a categoria internacional no ano de 2005 e, entre outras actividades, apitou provas africanas nos escalões de sub-16, 18 e 20 em vários países.

Eis a lista:

Antonio Bernardo (Angola), Hassane Kamate (Cote d’Ivoire), Arnauld Njilo (Camarões), Tonton Banza Kalume (RD Congo), Sameh Estafanous, Wael Ibrahim Mostafa (Egipto), Samir Abaakil, Redouane Darif (Marrocos), Youssouf Boubacar Maiga, Diallo Mahamadou (Mali), Leslie Cherubin (Maurícias), Kingsley Ojeaburu (Nigéria) e Arnold Moseya (África do Sul).

Jean Ruhamiriza (Rwanda), Babacar Gueya, Mbaye Seye (Senegal), Sami Belgharek e Tarek Ben Ltaifa (Tunísia).

No Afrobasket2021, a selecção angolana integra o grupo A com as congéneres do Rwanda, República Democrática do Congo (RDC) e Cabo Verde, sendo este o adversário de estreia.

Constituem o grupo B (Tunísia, República Centro Africano, Egipto, Guiné), o C (Nigéria, Cote d’Ivoire, Kenya, Mali) e o D (Senegal, Camarões, Uganda e Sundão do Sul).

 





+