Pavilhão Palanca Negra acolhe Supertaça em condições adversas

     Desporto           
  • Malanje     Sábado, 15 Maio De 2021    08h31  
Pavilhão Palanca Negra Gigante - ARQUIVO
Pavilhão Palanca Negra Gigante - ARQUIVO
cedida

Malanje – O Pavilhão Palanca Negra Gigante, também denominado “Arena de Malanje”, acolhe a terceira Supertaça no seu histórico, neste sábado (15), desta vez novamente em basquetebol mas em sénior feminino, em condições adversas às edições anteriores.

Desde a edificação em 2013 no âmbito da organização no país do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, a infra-estrutura apresenta hoje uma imagem longe da qualidade que ostentava em 2015 quando albergou este evento em basquetebol masculino e 2019 em andebol.

1.º de Agosto e Interclube defrontam-se a partir das 17 horas, numa competição que se vai constituir na mais importante que a província acolheu este ano, a par do Campeonato Regional de atletismo adaptado, decorrido este mês.

O confronto entre as formações mais tituladas ao nível da prova (9 troféus cada) acontece sob restrição de público devido as limitações impostas pela Covid-19, pandemia que deixou inoperante o pavilhão durante quase um ano. Será permitida apenas dez por cento da lotação num total de 300 espectadores.

Não se coloca o risco de não realização do evento, mas o estado do imóvel reclama por melhorias urgentes, destacando-se as fissuras em seu redor, sem consequências, no entanto, para o rectângulo de jogo.

Parte do piso encontra-se inflamado devido a infiltração de água da chuva, alguns compartimentos como salas de apoio e quartos de banho, corredores de passagem demonstram descuido na conservação do pavilhão que custou ao erário público USD 118 milhões e 880, incluindo a construção dos Arenas do Namibe e Luanda.

Falando à Angop sobre o estado de conservação do espaço, o chefe de Departamento Provincial da Juventude e Desportos, Neves Vunge, reconheceu a necessidade de obras de melhoramento, situação do domínio do Governo de Malanje e do Ministério da Juventude e Desportos.

O Pavilhão Palanca Negra Gigante foi construído em 2013. Com capacidade para três mil espectadores, foi inaugurado a 12 de Agosto do mesmo ano, ocupando uma área de 4 mil e 10 metros quadrados.

Comporta um parque de estacionamento para mais de 500 viaturas, possui quiosques, bares, cinco sanitários femininos e igual número masculinos, entre outros compartimentos.

Localizado no bairro Voanvolala, cerca de 8 quilómetros da cidade de Malanje, o palco da Supertaça entre 1.º de Agosto e Interclube já albergou o torneio internacional de hóquei em patins “Zé Dú” e um Campeonato Nacional de basquetebol de Sub-16, em ambos os sexos.

Acolheu ainda  a 1.ª edição do Campeonato Nacional de Esgrima, bem como actividades culturais, como o concurso de música “Top dos mais Queridos”.





+