Associação de Judo cria núcleo em Ombadja

     Desporto           
  • Cunene     Quarta, 09 Agosto De 2023    18h45  
1 / 2
Prática de Judo na província do Cunene
Prática de Judo na província do Cunene
José Cachiva-ANGOP
2 / 2
Secretário geral da Associação Provincial de Judo no Cunene, Celestino Brandão
Secretário geral da Associação Provincial de Judo no Cunene, Celestino Brandão
Pedro Manuel - ANGOP

Ondjiva – O município de Ombadja, na província do Cunene, conta com um núcleo de judo, criado este mês, no âmbito da massificação da modalidade, desde os escalões de iniciados, júnior e sénior.

Nesta altura, o judo já é praticado em três municípios da província, nomeadamente Cuanhama, Namacunde e Ombadja, faltando apenas o Curoca, Cuvelai e Cahama.

A informação foi dada, hoje (quarta-feira, à ANGOP, pelo secretário-geral da Associação de Judo do Cunene, Celestino Brandão, referindo que estão a procura de apoios para os restantes municípios, ainda este ano.

Explicou que já têm garantia por parte da Federação Angolana de Judo, sobre a chegada nos próximos dias de alguns materiais, como o "tatames", que é utilizado a nível mundial, na prática deste desporto.

Acrescentou que o judo está em desenvolvimento e a tornar mais inclusivo e participativo na província, com o envolvimento de 256 judocas nos escalões de iniciados, até sénior.

O responsável fez saber que está previsto a realização do campeonato provincial de cadetes, juniores e seniores, nos dias 26 a 27 de Agosto, na cidade de Ondjiva.

Esclareceu que, os vencedores de cada categoria, vão apurar directamente para os campeonatos nacionais de judo, a realizar-se nas províncias do Uíge e Malange, em Setembro e Outubro.

O judo é uma modalidade de luta, cujos principais objectivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

A Associação Provincial de Judo do Cunene controla sete escolas e um clube, bem como 256 praticantes, nos municípios do Cuanhama, Ombadja e Namacunde. PEM/LHE/VAB

 





+