Associação defende integração do voleibol nas escolas

     Desporto           
  • Cunene     Sábado, 19 Novembro De 2022    23h37  
Jogo de voleibol (ilustração)
Jogo de voleibol (ilustração)
Rosário Miranda

Ondjiva- O presidente da Associação provincial do Voleibol no Cunene, António Machado, defendeu este sábado, a necessidade da integração da modalidade do voleibol nas aulas de educação física a nível das escolas, visando dinamizar e massificar a modalidade.

Em declaração à ANGOP, o desportista realçou que actualmente as aulas de educação física na região limitam-se ao  atletismo, ginástica e futebol.

Para reverter o quadro, disse que a associação está a desenvolver o projecto denominado “Talentos Cunene”, que visa a descoberta e valorização de novos talentos na área do desporto e cultura.

Referiu existir pessoas com características físicas adequadas para prática da modalidade, pelo que um trabalho estruturado de formação pode resultar em surgimento de grandes referências.

Acrescentou ser um imperativo aproveitar o potencial de praticantes existentes em estabelecimentos escolares, onde o voleibol faz parte da disciplina de educação física, constituindo-se em equipas.

De acordo com o dirigente, este projecto vai dinamizar o desporto escolar, para proporcionar momentos de diversão e promover a cultura de fair play, partilha de conhecimento, descoberta  de talentos nas mais diversas modalidades.

Entretanto, realçou que estão em curso contactos com algumas instituições escolares para o ensino do voleibol e despertar os alunos para o gosto pela modalidade.

António Machado fez saber que, apesar das referidas carências de infra-estruturas desportivas, equipamentos e recursos financeiros, o estado do voleibol está a ganhar alguns avanços localmente.

Disse que a associação controla actualmente 32 praticantes a nível das cidades de Ondjiva, Namacunde e Cuvelai.

 

 





+