Atleta do Gloriosos FC vence provincial de xadrez

     Desporto           
  • Huíla     Segunda, 18 Março De 2024    09h06  
Honorato Pungo, vencedor do Provincial de Xadrez da Huíla
Honorato Pungo, vencedor do Provincial de Xadrez da Huíla
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango - Após um ano fora da competição, o atleta Honorato Pungo, do Gloriosos FC, venceu, domingo, na cidade do Lubango, o Campeonato Provincial Individual Absoluto de Xadrez, ao acumular sete pontos, do igual número de jornadas disputadas, numa competição com a participação de mais de 20 jogadores.

Campeonato decorreu numa das instituições de ensino da cidade do Lubango, pelas mãos da Associação Provincial de Xadrez (APX) da Huíla e contou com atletas do Benfica do Lubango, Gloriosos FC, Ferroviário e o Desportivo da Huíla, bem como os núcleos Barazoqui e Brazone.

No segundo e terceiro lugar ficaram David Osvaldo com 5,5 pontos, do Ferroviário da Huíla e António Jamba com cinco pontos, do Benfica do Lubango.

Ao reagir após a vitória, Honorato Pungo, afirmou que o campeonato foi bem organizado e competitivo, com os melhores jogadores da Huíla, desde os veteranos aos jovens promessas da modalidade.

Declarou ter tido o jogo mais difícil diante de José Miguel, um veterano do xadrez, que a certo momento da partida tinha a posição perdida e sentiu a derrota por perto, mas o oponente cometeu algumas imprecisões, que inverteu a desvantagem.

“Se o campeão da edição anterior jogasse o campeonato seria ainda mais competitivo, mas acredito que teria também probabilidades de vencer. Estarei no activo este ano, participando em todas as competições e representar da melhor forma possível a Huíla no Nacional da modalidade”, manifestou.

Por sua vez, o vice-presidente da APX/Huíla, Brachegues Chaves, fez um balanço positivo do evento, atendendo o número de participantes, com uma força de jogo aceitável, pese embora tivessem apenas uma menina, o que demonstra para a necessidade de incentivarem mais o género na prática da modalidade.

Lamentou que nas últimas participação da Huíla tanto no Zonal B como nos nacionais tenha sido abaixo do desejado, pois falta mais trabalho por parte dos clubes, e a APX vai dando a força, no sentido dos que conseguirem representar condignamente a província.

A edição de 2023 foi disputada por 34 atletas, na qual venceu o xadrezista António Mulangui, do Gloriosos FC, ausente desta edição do Campeonato por questões laborais.

A APX na Huíla controla mais de 100 atletas, incluindo os escalões de formação. EM/MS





+