Atletas do núcleo do Soyo com mais pontuações no Campeonato de Xadrez

     Desporto           
  • Zaire     Quarta, 10 Abril De 2024    17h03  
Decorre no Soyo campeonato nacional de xadrez infanto-juvenil
Decorre no Soyo campeonato nacional de xadrez infanto-juvenil
Pedro Vidal-ANGOP

Soyo - O atleta Nsimba Wela, do núcleo do Soyo, província do Zaire, venceu o Campeonato Nacional infanto-juvenil, na categoria de sub-12, em masculinos, que decorreu de 03 a 09 deste mês, nesta cidade.

O xadrezista totalizou 6,5 pontos, superando os seus mais directos oponentes, nomeadamente Eusébio Adelino, da academia Ditrov de Luanda, que ocupou a segunda posição, e Manuel Simons, da escola João Júlio, de Viana, Luanda, na terceira posição.

Na categoria sub-10, também em masculinos, o vencedor foi Nequizideque Paulo, da academia Ditrov de Luanda, com sete pontos, secundado por Edgar Singani, da Macovi Sport Clube de Luanda, e a terceira posição foi ocupada por, Jorgino Vicente, da equipa Roque-Mate de Luanda.

A categoria 8, em masculinos, o vencedor foi Yano de Almeida, do Soyo, ao totalizar 5,5 pontos, seguido de Divino António, também do Soyo que obteve a mesma pontuação, ao passo que a terceira posição ficou Gabriel Miala, da academia Ditrov de Luanda.

Na classe feminina, na categoria sub-10 venceu a atleta do Soyo, Conde António, com 5,5 pontos, seguida da Dádiva Iyalaníkua, da escola Roque-Mate de Luanda com quatro pontos, e na terceira posição quedou Maria Daniel, do Soyo, com três pontos.

Na categoria sub-12, também em femininos, a vencedora foi Fernanda da Costa, da escola João Júlio, de Viana, Luanda, com 5,5 pontos, a segunda classificada foi a atleta Ana Domingos, da Macovi Sport Club do Uíge com 4,5 pontos, e na terceira posição está a jogadora Imaculada Fernando, da escola de xadrez da Cela, Kuanza-Sul.

Os três primeiros classificados de cada categoria irão representar Angola no próximo campeonato africano infanto-juvenil, a decorrer em Junho deste ano na África do Sul, uma prova que qualificará os atletas para o campeonato mundial da modalidade.

Participaram neste torneio do Soyo 67 atletas de seis províncias,  nomeadamente Luanda, Cuanza-Sul, Uíge, Benguela, Malanje e Zaire, cujas partidas foram jogadas nos sistemas Suíço e todos contra todos, a nove jornadas, sendo duas jornadas por dia.

A província do Zaire esteve representada por duas equipas das escolas do município do Soyo, compostas por nove atletas de ambos os sexos.

Os jogos foram ajuizados por três árbitros, dos quais um de categoria internacional, Abílio Ribeiro. PMV/JL

 

 

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+