Atletismo: Presidente reconduzido reitera compromisso com a formação

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 06 Novembro De 2020    20h00  

Luanda - O presidente reconduzido da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Bernardo João, reiterou esta sexta-feira, em Luanda, o compromisso do seu elenco em trabalhar arduamente e apostar na formação, para que a modalidade possa atingir níveis altos e desejados.

Ao falar na cerimónia de tomada de posse para o quadriénio 2020/24, em que a sua lista venceu, em Setembro, no pleito de renovação de mandatos, o dirigente afirmou que a prioridade da federação continuará a ser a capacitação dos treinadores, atletas e outros agentes do atletismo, na procura de performances que permitem lutar por medalhas em provas na região e no continente africano.
 
“Entramos com o projecto de continuidade, que conta com três principais patrocinadores e com a responsabilidade de efectuarmos cursos intensivos de capacitação dos treinadores. Esses terão a incumbência de trabalhar com várias crianças e jovens nas mais distintas províncias, para que possamos ter no futuro praticantes com marcas e níveis a competir em eventos internacionais e lutarem por medalhas para o país”, disse.
 
Acrescentou que o programa de acção da FAA, que contou com o aval dos associados, possui um conjunto de linhas de actuação visando massificar a modalidade em todas as províncias do país, recaindo uma especial atenção às camadas de formação em ambos os sexos.

O líder federativo, que cumpre o seu segundo mandato, apontou como garantias da concretização dos propósitos, o compromisso de patrocínios por parte da empresa Triunfal Seguros, Organizações Santos Bikukos e do Instituto Superior dos Desportos, este último que se responsabilizará pela formação e capacitação dos treinadores e outros especialistas.

Quanto à edição 2020 da tradicional corrida de fim de ano “São Silvestre” de Luanda, o responsável referiu estar condicionada à evolução da pandemia do Covid-19, ou como alternativa a sua realização a nível das províncias.     

Sobre o pleito dos órgãos sociais da FAA, o antigo atleta e professor Bernardo João venceu (4 votos) na concorrência Adriano Nunes (3), Gertrudes Sepulvedra (3) e o veterano António Andrade (0). Adriano e Gertrudes já foram vice-presidentes da FAA. 

A comissão eleitoral foi coordenada por Domingos Cangueta “Baiana”.

Além de Bernardo João, na lista empossada constam ainda os nomes de António Fausto Cangongue, na presidência da mesa da assembleia, Abel Isaac Canguia, secretário-geral, Vivaldo Quitongo, conselho fiscal, Bernardo Jacob, jurisdicional, e Avelino Tavares, no conselho de disciplina. 
 





+