Autódromo de Luanda terá dias melhores-GPL

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 22 Novembro De 2023    23h52  
Manuel Homem promete tarefa para recuperar autódromo de Luanda
Manuel Homem promete tarefa para recuperar autódromo de Luanda
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – O Governador da Província de Luanda, Manuel Homem, afirmou esta quarta-feira, na capital do país, que o autódromo poderá conhecer dias melhores.

Falando à imprensa, na homenagem ao piloto Rui Andrade, campeão do mundo de automobilismo, da categoria de LMP2, disse que a instituição juntamente com o Ministério da Juventude e Desporto e Federação Angolana da modalidade tudo farão para a revitalização do espaço.

No acto, realizado na tenda da Baía de Luanda, Manuel Homem referiu que o autódromo merece maior atenção dos agentes desportivos, visando resolver a situação da ocupação das instalações e zonas adjacentes por cidadãos.

A inversão do quadro, conforme o responsável, dependerá de uma planificação e estratégia de todos os órgão envolvidos, tendentes a encontrar a melhor solução.

“Há vontade do governo da província que o autódromo de Luanda continue a existir e que o desenvolvimento desta modalidade se estenda a outros jovens para o surgimento de campeões, à exemplo de Rui Andrade”, frisou.

Por sua vez, a Ministra da Juventude e Desporto, Palmira Barbosa, reconheceu o muito trabalho por fazer no autódromo de Luanda, assolado por ocupações ilegais.

Afirmou ter mantido um encontro com o presidente da Federação Angolana dos Desportos Motorizados, Ramiro Barreira, e que domingo último constataram o estado das pistas na capital do país.

Reconheceu a dificuldade de construção, em curto prazo, de uma pista de alto nível, com todos os padrões internacionais.

No entanto, Palmira Barbosa referiu que com a conquista do mundial, Angola tem sido bem referenciada internacionalmente, situação que pode ajudar a despertar outras instituições a intervirem no assunto.

Já o homenageado, Rui Andrade, mostrou-se regozijado com a recepção que teve ao chegar ao país e todas as homenagens de que tem sido alvo.

Indicou que o grande objectivo é continuar a crescer e conseguir ascender à fórmula 1, mas para isto carece de mais investimento.

Reconheceu que o país tem muitos talentos e que falta maior aposta das entidades de direito, além da necessidade de infra-estrutura, formação de técnicos e outros meios.

Rui Andrade segue sábado para o Namibe, terra onde começou a dar os primeiros passos no automobilismo, para outra homenagem pelo feito mundial.

Trata-se do primeiro título mundial para o piloto, mas o segundo a nível internacional, depois de ter logrado o troféu europeu, da mesma categoria, em 2021, no circuito de Portimão, em Portugal. BSV/MC





+