Azulão à beira do recorde na Liga dos Campeões

     Desporto           
  • Moxico     Quinta, 05 Maio De 2022    10h37  
Tiago Azulão vence Taça de Angola
Tiago Azulão vence Taça de Angola
Divulgação

Luena -  Com sete golos na Liga dos Clubes Campeões de África, o avançado do Petro de Luanda, Tiago Azulão, pode igualar ou ultrapassar o recorde de melhor marcador da prova, no desafio de sábado, no 11 de Novembro, diante do Wydad Casablanca, pontuável à primeira mão das meias-finais.

O ponta-de-lança brasileiro está a três tentos do recorde da competição detido pelos antigos internacionais maliano Mamadou Diallo e o ganês Emmanuel Clottey.

Em 2004, Mamadou Diallo marcou em dez ocasiões ao serviço do USM Alger da Argélia, tendo sido igualado, oito anos depois, em 2012, pelo Ghanês Emmanuel Clottey, do Berekum Chelsea FC do Ghana, na altura.

Este sábado, Tiago Azulão tem a oportunidade de marcar três ou mais golos para igualar ou ultrapassar a marca.
Mesmo que não o consiga fazer no primeiro desafio, o único brasileiro a constar da lista de melhores marcadores de uma liga africana pode fazê-lo no encontro da segunda mão ou na final, caso o Petro de Luanda consiga tal feito inédito.

Detentor do golo mais rápido da “Champions”, apontado no jogo contra o Sagrada Esperança,  aos 16 segundos, Tiago Azulão está numa posição de derrubar a vantagem que tem sobre o avançado  Yasir Mozamil, que marcou cinco golos pelo Al Hilal do Sudão, já eliminado na fase de grupo - A.

Na posição imediata surgem quatro jogadores, nomeadamente, Riad Benayad, avançado do Es Sétif da Árgelia, Yahya Jabrane, médio ofensivo do Wydad Casablanca, Mohamed Sherif, avançado do El Ahly e Mohamed Ali Ben  do Esperance Tunis, este último já eliminado da competição, todos com quatro golos cada.

Com uma média de 0.58 tentos por jogo na presente competição, o goleador de 33 anos “luta” pelo recorde   interno de ser o segundo petrolífero a vencer a "bota de ouro", depois de Flávio Amado (com quatro golos), em 2001, altura em que o Petro atingiu, pela primeira vez, a meia-final da maior prova continental de clubes.

Na competição interna, o melhor marcador do Girabola2017, com 16 golos, 2018 (20), e 2020-21 (16),  pode repetir a proeza, após desistência de Depú, por lesão, que rubricou 19 tentos, na sua ex-equipa Sagrada Esperança, contra os actuais 16 do “Zuca tricolor”.

O brasileiro, contratado há seis anos, chegou ao país na segunda volta do Girabola/2016. Perigoso e letal, já naquela época terminou em quarto lugar com nove golos, com Gelson Dala, 1º de Agosto, na liderança com 23.

Ao vencer, pela primeira vez, a bota de ouro, com 16 golos, no Girabola 2017, o atleta provou a sua qualidade, depois de deixar sério aviso em 2016 (actuou apenas na segunda volta), com 10 golos (um para a Taça de Angola), em 15 jogos, num total 1265 minutos.

Já com 30 anos, Tiago Lima Leal “bisou” o prémio em 2018, após facturar 21 golos. O avançado “brazuca” precisou de 24 jogos (fez ainda mais quatro na Taça da Confederação) em 2186 minutos em campo.

As estatísticas mostram que nem mesmo a rápida e “pálida” passagem (2019) nos Olympiakos de Nicósia da primeira liga do Chipre diminuiu a sua veia goleadora.

Esse antigo jogador do Mogi Mirim FC, uma cidade do interior de São Paulo, tem o percentual de 35% de golos e uma média de 0,56 por jogo.

 





+