BAL: Campeão angolano despede-se com derrota

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 16 Março De 2024    17h37  
Petro De Luanda vs Cape Town Tigers
Petro De Luanda vs Cape Town Tigers
Walter dos Reis-ANGOP

Pretória (Do enviado especial) - O Petro de Luanda perdeu hoje (sábado), no pavilhão Sun Beat Arena, diante do anfitrião Cape Town Tigers, por 78-84, no jogo de despedida da Conferência Kalahari da Liga Africana de Basquetebol, que decorre em Pretória (África do Sul).

No intervalo da partida, o campeão de Angola já estava em desvantagem de 41-47, diante da formação caseira, que se redimiu da derrota anterior (88-100). 

O angolano Yanick Moreira foi o melhor marcador, com 20 pontos.

Com este desafio, os "petrolíferos" encerram a sua participação, enquanto que a competição termina domingo, com o encontro entre o Fus de Rabat e esse mesmo Cape Town Tigers.

A prova, regista apenas um jogo por dia, dado o afastamento do Dynamo do Burundi, por incumprimento de regras do campeonato.

Mau início de jogo para os angolanos que entraram na condição de favoritos diante de um adversário com quem nunca haviam perdido na competição que vai na quarta edição. O Tigers chegou a uma vantagem de 6-0 e em dois minutos o Petro igualou.

Os sul-africanos ousados e certeiros em busca da primeira vitória na prova, saíram em vantagem de 23 -21, no primeiro quarto.

No quarto seguinte, os anfitriões entraram de forma avassaladora e conservaram o placar, dada as constantes perdas de bola do Petro, que mostrava não ter soluções à altura, situação que obrigou o técnico José Neto, a um desconto de tempo, quando perdia, por 39-44.

Com sucessivas faltas, e com menos “chance” de chegar a tabela contrária, os tricolores perderam, por 41-47.

Sem acção defensiva pretendida, o terceiro período e mais inteligente, a equipa da casa mostrou no jogo colectivo, a sua força e novamente saiu na frente do placar, desta por 64-60.

Os quarto período, de muita tensão, para ambos, com o Petro à apostar em Edmir Lucas, em campo, pela primeira vez, e acertou dois triplos e mais dois pontos, o placar ainda registou dois empates (64-64;66-66), num dia de eficácia e serenidade, o Tigers arrancou à primeira vitória na prova, por 84-78.

Os angolanos somam assim, um registo de quatro jogos disputados, duas vitórias e igual número de derrotas.

Derrota na estreia, com o Fus de Rabat, por 73-82, venceu o CapeTownTigers, por 100-88, triunfo desta o Fus de Rabat, por 89-86, e nova derrota frente ao CapeTownTigers por 78 -84.

Na conferência Kalahari, o Petro conta com quatro presenças, o CapeTownTigers três, enquanto que o Fus de Rabat e Dynamo marcam a sua estreia.

O representante angolano e marroquino estão apurados para a fase final, marcada de 24 de Maio a 1 de Junho, no Rwanda, na qual se vão juntar outras equipas provenientes da conferência Sahara, no Senegal, e Nilo, no Egipto.

O Al Haly do Egipto é o detentor do título.

(Ficha de jogo)

Árbitros: Jason Alabanza( EUA), Wael Mostafa( Egipto), Dorothy (Botswana)

Equipas:

Petro de Luanda: Gerson Domingos (Não foi utilizado), Aginaldo Neto (00), Yanick Moreira (20), Markeith Cummings (06), Childe Dundão (10), Carlos Morais (00), Jone Pedro (04), Gerson Lukeny (08), Anthony Nelson (10), Eduardo Simão (Não foi utilizado), Aboubakar Gakou (07), Glofate Buiamba (05) e Edmir Lucas (08).  

Treinador: José Neto  

CapeTownTigers: Cartier Diarra( 14), Somusa Mhembu ( 00), Lebesa Selepe (00), Lebo Mofoleng (00), Dylan Wiltbread (12), Stom Gilchrist (05), Nkosinathi Sibanyoni(08), Ngor Manyang (08), Samkelo Cele (17), Bill Preston (20) e Yakyha Diop (Não foi utilizado)

Treinador: Mungisi Ngwenya

WR/VAB

 

 

 





+