BAL: Norte-americanos prometem Petro triunfante

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 04 Março De 2024    19h25  
Jogador norte-americano Markieth Cummings
Jogador norte-americano Markieth Cummings
Walter dos Reis

Luanda - Os norte-americanos Markieth Cummings e Anthony Nelson prometeram hoje (segunda-feira), na capital do país, rápida adaptação e ajudar o Petro de Luanda a triunfar na Conferência Kalahari da Liga Africana de Basquetebol (BAL), a disputar-se de 9 a 17 deste mês, em Pretória, na África do Sul.

Em apresentação oficial, por parte da equipa campeã angolana, o base Antonhy Nelson referiu estar ciente das suas responsabilidades no Petro, em função da competição continental, em que dará a sua contribuição para lutar pela vitória.

 “É a minha primeira experiência em África e vou contribuir com o que sei. O basquetebol africano é de muito contacto físico e espero ultrapassar tal desiderato, sempre a contar com ajuda dos colegas”, disse.

Acrescentou que, o processo de adaptação ao clube angolano está a ser fácil, sendo um grupo que conta com jogadores muito experientes.

Posição idêntica, foi manifestada por Markieth Cummings, que de igual modo prometeu usar toda a sua experiência, para ajudar o Petro atingir os objectivos na conferência. O veterano jogador, de 35 anos de idade, já representou o Al Haly do Egipto.

Da parte do capitão Carlos Morais, cada treino deve ser encarado como momento de dedicação, para disputar a BAL, com o principal propósito de vencer.

Na edição anterior, o Petro havia contratado apenas um jogador norte-americano, o poste Damian Hollis.

O histórico da vinda de jogadores americanos data de mais de duas décadas no emblema petrolífero, que já teve o concurso de Shawn Crocks, Roderick Neal, Cedric Ison, Frederick Genter, Reggie Moore, Kendal Gray, Brain Davidson, Emmanuel Quezada, Shawn Evans e Elbert Matews.

A conferência Kalahari, que marca a sua estreia na competição da BAL, o Petro vai jogar diante das formações do Fus de Rabat (Marrocos), Cape Town Tigers (África do Sul) e Dynamo (Burundi).

Para a fase final, a decorrer no Rwanda, entre os meses de Maio e Junho, apuram-se os dois primeiros classificados de cada conferência e os dois melhores terceiros.

No ano de estreia, em 2021, o Petro de Luanda ficou na terceira posição, em 2022 foi finalista derrotado, e 2023 caiu para a quarta posição. O representante angolano viaja terça-feira, para competir na Conferência “Kalahari”, na África do Sul. WR/VAB





Notícias de Interesse

+