Bango imperial na primeira vez em Afrobasket

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 25 Agosto De 2021    23h19  
Jogo Angola - Cabo Verde no Arena de Kigali
Jogo Angola - Cabo Verde no Arena de Kigali
Walter dos Reis

Rwanda (Do enviado especial) -Na primeira vez que pisou um palco do Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol “Afrobasket`2021”, o estreante Jilson Bango foi imperial entre os atletas mais experimentados da selecção nacional, justificando a aposta do técnico espanhol, Pep Clarós.

O atleta do 1º de Agosto integrou o cinco inicial no jogo de terça-feira, no pavilhão Arena de Kigali (Rwanda), em que Angola perdeu com Cabo Verde, por 71-77, na ronda inaugural do grupo A.

O poste anotou 13 pontos, a segunda melhor performance do conjunto, só superada pelo extremo, Carlos Morais (21).  

Jilson Bango, 22 anos, ultrapassou às expectativas ao protagonizar 8 ressaltos em 25 minutos em campo, tendo rivalizado, em alguns momentos, com o gigante cabo-verdiano, de 2,21 cm, Walter Tavares "Edy" (20 pts), um dos responsáveis pela vitória inédita dos crioulos.

Na partida, o integrante da selecção que disputou em Fevereiro, nos Camarões, a segunda janela de qualificação para esta mesma prova continental, destacou-se igualmente pela postura em campo, ajudando, de forma oficiosa, o seu colega de equipa Eduardo Mingas, na função de capitão.

Entre os estreantes dos hendecampeões africanos também destacou-se o base Childe Dundão. O atleta do Petro de Luanda integrou a equipa inicial e ainda foi mantido na quadra por 28 minutos, tendo convertido 8 pontos.

Sobre os outros três “caloiros” do Afrobasket´2021, referencia ainda para o extremo poste do Petro de Luanda, Aboubakar Gakou.

Apesar de só ter marcado três pontos, foi mantido em campo por 21 minutos, supondo-se que tenha cumprido com o seu papel.

Glofate Buiamba, extremo poste do Interclube, esteve no rectângulo de jogo por apenas cinco minutos e não marcou qualquer ponto, enquantoTeotónio Dó, poste do 1º de Agosto, evoluiu por quatro minutos e marcou três pts.

Ficha do jogo

Gerson Gonçalves (8 pts), Childe Dundão (8 pts), Carlos Morais (21 pts) Jone Pedro (2 pts), Jilson Bango (13 pts), Leonel Paulo (2 pts ), Teotónio Dó (3 pts), Aboubakar Gakou (3 pts), Edson Ndoniema (6 pts), Eduardo Mingas (5 pts), Hermenegildo Santos (00), Glofate Buiamba (00).

Angola volta a jogar às 17 horas de quinta-feira diante do anfitrião Rwanda, desafio em que precisa vencer para manter-se na corrida à outra fase.





+