Basquetebol: 1º de Agosto inicia defesa do título com vitória

     Desporto           
  • Huambo     Sexta, 11 Agosto De 2023    08h52  
Huambo: Nacional de basquetebol
Huambo: Nacional de basquetebol
Valentino Yequenha

Huambo – O 1º de Agosto, campeão do nacional de basquetebol sub-16 em feminino, iniciou, quinta-feira, a defesa do título com vitória, ao vencer o Ferroviário de Angola, por 70-25, no jogo inaugural da 33° edição da competição.

Ao intervalo, a formação militar já vencia, por 34-10.

No outro jogo da jornada, que registou o descanso da Estrelinha da Graça de Luanda, por imperativo de calendário, os Escorpiões da Boa Fé venceram o Desportivo do Kilamba, por 69-40.

O jogo entre as duas equipas, também de Luanda, foi o mais renhido da ronda, marcado por equilíbrio nos três primeiros quartos, com sucessivos empates no marcador.

Quanto ao nacional sub-16 em masculino, que decorre em simultâneo, o Petro do Huambo estreou-se com vitória diante do 4 de Junho local, por 55-29.

Nas demais partidas da 35ª edição da competição, o Núcleo da Centralidade Fernando Faustino Muteka do município da Caála (Huambo) foi “baptizado” pelo Petro de Luanda, por expressivos 88-22, o mesmo destino que JGM do Huambo, ao receber as “boas vindas” com derrota diante Ferroviário de Angola de Luanda, por 52-84.

A segunda jornada dos dois campeonatos, disputar-se, esta sexta-feira, regista o seguinte emparceiramento:

Masculino: JGM x Desportivo 4 de Junho, Núcleo da Centralidade Fernando Faustino Muteka (Cáala) x Ferroviário de Angola e Petro do Huambo x Petro de Luanda.

Feminino: Ferroviário de Angola x Escorpiões da Boa Fé e Grupo Desportivo do Kilamba x Estrelinha da Graça, enquanto o 1° de Agosto descança por imperativs de calendário.

Ao discursar na abertura dos eventos, que decorrem pavilhão multiusos Osvaldo SerraVan-Dúnem, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estrutura do Huambo, Elmano Francisco, destacou a importância das competições nos escalões de formação, por permitir forjar bons atletas para o futuro e contribuir para o desenvolvimento do desporto no país.

 O responsável valorizou a iniciativa da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) por escolher a província do Huambo para albergar os dois eventos desportivos, pois vão contribuir para a massificação da modalidade na região

O 35° Campeonato Nacional sub-16 em masculino, que regista a ausência do campeão da edição passada (1°de Agosto) e do vice (Vila Voltilde de Luanda) por razões desconhecidas, bem como o 33° nacional em feminino, cujos jogos decorrem, até ao dia 20, no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dumen, no interior da cidade do Huambo, estavam previstos para iniciarem quarta-feira (10), mas foram adiados por questões técnicas e administrativas.

As duas provas estão a ser realizadas no sistema de todos contra todos a uma volta na primeira fase, seguindo-se as mesmas finais, as classificativas e a final. VKY/ALH 





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+