Basquetebol: Angola deixa escapar triunfo nos últimos segundos

     Desporto           
  • Benguela     Sexta, 26 Novembro De 2021    19h13  
Pormenor de uma partida da Selecção Nacional
Pormenor de uma partida da Selecção Nacional
Walter dos Reis

Benguela - Com uma percentagem baixa fora do normal, onde nenhum jogador atingiu os dois dígitos, a selecção sénior masculina de basquetebol deixou escapar a vitória, esta sexta-feira, nos últimos seis segundos, diante da Côte d’Ivoire, por 56-57.

Na partida da primeira jornada do grupo C, de apuramento ao Campeonato do Mundo da Ásia em 2023, decorrida no pavilhão Acácias Rubra Arena, Angola jogou de forma anormal, fundamentalmente depois do primeiro quarto.

Os jogadores Felizardo Ambrósio, Gerson Gonçalves e Aboubakar Gakou, os mais experientes de quem se esperava alguma atitude, não corresponderam em quase todas as fases do desafio.

O cinco nacional entrou a pressionar com dois triplos consecutivos de Childe Dundão e Gerson Gonçalves, que afastaram a pressão diante do vice-campeão de África.

Num jogo bastante agressivo, sobretudo na defesa, Angola não permitiu que o adversário marcasse qualquer ponto nos primeiros cinco minutos.

Fruto dessa postura, saiu com a larga vantagem no primeiro quarto de 20-7, com o público muito participativo nas bancadas.

No período seguinte, os angolanos baixaram drasticamente a eficácia atacante e defensiva. Nessa fase os jogadores forçavam lançamentos sem êxitos, marcando nove pontos contra 13 do oponente, mas ainda assim vencerem por 29-20.

O descalabro começou no terceiro período, onde depois de três empates (34-34,37-37 e 39-39) ficou visível a capacidade e  experiência do oponente, que de forma serena fugia no placar ante a passividade dos anfitriões.

Nessa altura, os ivoirenses saíram a vencer pela primeira vez no encontro (42-39). Souleyman Diabate e Maxence Dadiet, com 15 pontos cada, foram preponderantes acabando mesmo por serem os melhores marcadores da equipa

No último quarto, Teotónio Dó, não sendo um lançador nato, marcou seis pontos consecutivos que levaram o público nas bancadas ao delírio, mas Angola não resistiu a pressão e acabou por perder o jogo nos últimos seis segundos.

Em acção ofensiva, Gerson Gonçalves perde a bola e na sequência a Côte d’Ivoire marca os dois pontos que lhe garantiram o triunfo por 57-56.

Apesar da derrota, os angolanos foram aplaudidos de pé por quase mil espectadores presentes no pavilhão.

A selecção nacional volta a jogar a partir das 17h00 de sábado com a Guiné, enquanto a Côte d’Ivoire enfrenta a República Centro Africana.

 

 





+