UnitelBasket: CPPL pondera pedir adiamento do primeiro jogo das meias-finais

     Desporto           
  • Benguela     Segunda, 08 Abril De 2024    17h48  
Equipa de basquetebol da Casa do Pessoal do Porto do Lobito
Equipa de basquetebol da Casa do Pessoal do Porto do Lobito
DR

Catumbela –A Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) está a ponderar um possível adiamento do primeiro jogo das meias-finais dos “play-off” do Unitel Basket, frente ao Petro de Luanda, agendado para 18 de Abril, soube esta segunda-feira a ANGOP.

Essa pretensão surge por causa do estado clínico da equipa após o acidente de viação ocorrido neste domingo (7).

Na base de um eventual pedido de adiamento está o facto de cinco atletas e três membros da equipa técnica da Casa do Pessoal do Porto do Lobito terem ficado feridos, depois do mini-autocarro em que seguiam ter capotado, domingo, no troço Eval Guerra-Lobito, Estrada Nacional EN100.

Tudo aconteceu quando a equipa sénior masculina da Casa do Pessoal do Porto do Lobito regressava de Luanda, já apurada pela primeira vez às meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol, após vitória, sábado, sobre a Vila Clotilde, por 91-79, no segundo jogo dos quartos-de-final.

No primeiro encontro dos quartos-de-final, disputado em casa, os lobitangas superaram a Vila Clotilde, por 84-74.

Falando esta segunda-feira à ANGOP, o presidente da agremiação desportiva do Porto do Lobito, António Cassoma, admite que, se os atletas não estiverem em condições físicas, está a ponderar a possibilidade de pedir o adiamento do primeiro jogo, dia 18 de Abril, em Luanda.

Embora a decisão definitiva dependerá da recuperação da equipa, António Cassoma deu a entender que o cenário mais provável aponta para a marcação da referida partida das meias-finais do "play-off" para o dia 26 de Abril, na capital do país.

Caso isso aconteça, também prevê o adiamento do segundo desafio do dia 20 de Abril para outra data, no reduto da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, “porque acima de tudo queremos que seja uma festa e os jogadores têm que estar em óptimas condições de saúde”, enfatizou. 

Para o presidente da única equipa da província de Benguela no Unitel Basket, os próximos cinco dias serão determinantes para avaliar a condição física dos atletas, nomeadamente se estarão em condições para entrar em campo para defrontar o Petro de Luanda nas datas previstas.

“Agora, vamos trabalhar dentro dos próximos cinco dias, avaliar a condição física dos atletas para saber se no dia 18 teremos condições de ir ao campo defrontar o Petro de Luanda, no primeiro jogo dos play-off”, frisou.

Também fez saber que o terceiro encontro das meias-finais do "play-off" do Unitel Basket está agendado para 26 de Abril, datas que poderão vir a sofrer alterações em razão do acidente de viação sofrido pela formação benguelense.

Fora de perigo

Após observação médica, os cinco jogadores e três membros da equipa técnica da CPPL, que sofreram contusões nos membros superiores e inferiores no acidente com o mini-autocarro da agremiação, em que viajavam de regresso a Benguela, estão fora de perigo, tendo já recebido alta hospitalar.

Além dos cinco jogadores, também ficaram feridos neste acidente o treinador da equipa, Amílcar Benedito, o técnico-adjunto, Edson Pires, e o seccionista, Elias Catumbela, que foram assistidos prontamente na Clínica Sagrada Esperança, no Lobito, onde tinham dado entrada horas depois do acidente.

Sobre este assunto, o presidente da Casa do Pessoal do Porto do Lobito garantiu que todos os feridos se encontravam bem e augurava uma rápida recuperação para prosseguir com a actividade normal do emblema na competição.

António Cassoma adianta que os exames médicos efectuados aos feridos na Clínica Sagrada Esperança não detectaram nenhuma fractura ou gravidade, razão por que já se encontram em casa. JH/CRB 





+