Basquetebol: Defesa definiu o sucesso de Angola na primeira janela - Pep Clarós

     Desporto           
  • Benguela     Domingo, 28 Novembro De 2021    21h17  
Pep Clarós - seleccionador nacional
Pep Clarós - seleccionador nacional
Marcelino Camões

Benguela - A defesa imposta pela selecção nacional na vitória sobre a RCA, 78-48, foi decisiva no último jogo referente a primeira janela de apuramento ao Campeonato do Mundo de 2023, afirmou o treinador Pep Clarós.

Falando em conferência de imprensa, o seleccionador nacional referiu que, não obstante a derrota registada na estréia com a Côte d'Ivoire (56-57), o facto de terem sofrido poucos pontos pode influenciar positivamente nas contas finais para qualificação ao Mundial, em função do diferencial dos pontos marcados e sofridos.

Quanto a exibição do combinado nacional, referiu que o grupo é composto maioritariamente por jovens, mas que conseguiram traduzir, na quadra, o que foi abordado durante a preparação.

Disse que o grupo ressentiu de várias intervenções dos árbitros que apitaram a partida com os ivoirenses, alegando que motivou o rival, sobretudo na recta final do desafio.

Sobre o segundo encontro, acrescentou que o importante foi a evolução do comportamento dos jogadores dentro da quadra, mais coesos na defesa e certeiros nos lançamentos, o que permitiu a primeira vitória (75-59), frente a Guiné.

Relativamente ao jogo desta noite, disse que era esperado um duelo físico, daí que se adaptou a postura de lançamentos da linha dos três pontos, que funcionou com Benvindo Quimbamba a acertar três triplos em sete tentativas e Childe Dundão a concretizar cinco em seis.

Com este resultado, Angola assume a segunda posição da série C, com cinco pontos, ao passo que a RCA é a quarta com três.

A Côte d'Ivoire lidera com seis, enquanto a Guiné é terceira com quatro.





+