Interclube e 1º de Agosto disputam vaga para final do nacional

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 12 Abril De 2021    14h34  
Pormenor de um jogo do 1º de Agosto (arquivo)
Pormenor de um jogo do 1º de Agosto (arquivo)
Henri Celso

Luanda – As equipas do Interclube e 1º de Agosto defrontam-se terça-feira, no pavilhão 28 de Fevereiro, na partida de destaque das meias-finais do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.

Disputada no sistema de Play-offs, a melhor de três jogos, esta semi-final opõe dois candidatos ao título que já se defrontaram na fase regular, com vitória dos “polícias”, por 88-84.

Segundo classificado da fase regular (com uma derrota), o Interclube busca o primeiro título da sua história e “vê”, nesta edição, a oportunidade de erguer o troféu.

Além do plantel, acrescenta-se o facto de ter superado, na fase regular, um dos principais opositores.

Por sua vez, a formação “rubro-negra”, candidata vitalícia ao título, não terminou da melhor maneira a fase regular, tendo averbado duas derrotas e terminado, surpreendentemente, na terceira posição.

Além do Interclube, perdeu diante do Petro de Luanda, por expressivos 112-78 (34 pontos de diferença).

Ainda assim, os “militares” são favoritos a garantirem um lugar na final, pelo facto de possuir um plantel com mais argumentos técnicos que o seu adversário.

Na outra meia-final, o Petro de Luanda disputa a vaga com o Petro de Luanda B, numa eliminatória de desfecho previsível, tendo em conta a disparidade dos planteis.

A formação petrolífera, principal candidata à revalidação do troféu, parte claramente em vantagem, tendo em conta o seu conjunto e a experiência dos seus atletas.

As vencedoras disputam a final a melhor de cinco jogos.

O Petro venceu a fase regular, com 16 pontos, fruto de oito vitórias em igual número de jogos.

Calendário dos Play-offs:

Dia 13

Petro de Luanda X Petro de Luanda B

Interclube X 1º de Agosto

Dia 15

Petro de Luanda X Petro de Luanda B

Interclube X 1º de Agosto

Dia 17

Petro de Luanda X Petro de Luanda B

Interclube X 1º de Agosto

As restantes cinco equipas, nomeadamente, 1º de Agosto Academia, Vila Clotilde, CD Kwanza, ASA e Jesus Crist jogam a fase classificativa no sistema todos contra todos a uma volta. Estas transitam com os pontos conquistados na etapa inicial, mas serão subtraídos os obtidos diante das quatro primeiras.

 

 





Notícias de Interesse

+