Basquetebol: Nacional sénior ganha novo inquilino e um regresso

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 20 Dezembro De 2021    15h56  

Luanda – A estreia da equipa da Akira Academy e o regresso da Casa do Pessoal do Porto Lobito são as principais novidades da 44ª edição do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, que arranca esta quarta-feira em Luanda.

Os Lobitangas, que estiveram na prova pela última vez em 2016, vêm dar cariz nacional à prova, sendo que as restantes equipas são de Luanda.

Os estreantes do Akira vão ser baptizados pelo 1º de Agosto, desafio marcado para o pavilhão Victorino Cunha, enquanto a Casa do Pessoal do Porto do Lobito terá pela frente o Petro de Luanda B.

Contrariamente à edição anterior, em que participaram dez equipas, a nova temporada vai contar com doze, e será disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas.

A temporada anterior foi encurtada devido à participação do Petro de Luanda na primeira edição da Basketball African Ligue (BAL), competição em que o representante angolano ficou na terceira posição.

As duas principais equipas na luta pelo título, o 1º de Agosto (19) Petro de Luanda (14), este último detentor do troféu, contam com ligeiros ajustes nos planteis e quadro técnico.

O base Pedro Bastos está de regresso às hostes tricolores, depois de ter representado o 1º de Agosto, durante dois anos.

O Petro foi ainda ao Interclube buscar o poste Alexandre Jungo.

Do lado dos militares, além do novo treinador José Carlos Guimarães, e ainda com o base norte-americano Deshaunt Walker, Wilson Ambrósio e Geraldo Santos provenientes do 1º de Agosto Academia.

Calendário da primeira jornada

Akira Academy – 1º de Agostos – 16h00 (Victorino Cunha)

Casa do Pessoal – Petro de Luanda B -16 ( Isptec)

1º de Agosto B – Interclube 18h00 ( Victorino Cunha)

Vila Clotilde – Petro de Luanda – 16h00 ( Cidadela)

Asa – Clube de Formação Kwanza – 16h00 ( Dream Space)

Interclube B – JCB – 16h00 (28 de Fevereiro).

 

 

 





+