Basquetebol:  Petro de Luanda conquista nacional masculino de sub-16

     Desporto           
  • Huambo     Quinta, 17 Agosto De 2023    21h30  
1 / 2
 Petro de Luanda conquista nacional masculino de sub-16
 Petro de Luanda conquista nacional masculino de sub-16
Valentino Yequenha-ANGOP
2 / 2
Jogo da final da 35º Campoenato Nacional de basquetebol masculino em sub-16, entre o Petro de Luanda e o Ferroviario de Angola
Jogo da final da 35º Campoenato Nacional de basquetebol masculino em sub-16, entre o Petro de Luanda e o Ferroviario de Angola
Valentino Yequenha-ANGOP

Huambo – O Petro de Luanda conquistou, esta quinta-feira, o Campeonato Nacional masculino de basquetebol em sub-16, ao derrotar, no jogo da final, o Ferroviário de Angola, por 69-44, no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dúnem, no Huambo.

Os “petrolíferos” lutaram ao máximo para recuperar o título, até então em posse do 1º de Agosto, ausente na prova que vai na sua 35ª edição por razão desconhecidas.

Já em feminino, o 1º de Agosto revalidou o título de campeão nacional de basquetebol sub-16, com chapa 100, ao vencer, na final da 33ª edição da competição, a formação dos Escorpiões da Boa Fé de Viana, por 101-37.

As “militares, que aplicam a quarta chapa 100, tiveram pouco trabalho para conquistar o troféu, ao competir com um adversário que, apesar de chegar nesta fase, teve pouca expressão para contrariar o favoritismo da adversária do duelo.

Para a disputa do terceiro lugar, o Petro do Huambo venceu o 4 de Junho, por 60-51, em masculino, enquanto o Desportivo do Kilamba levou a melhor sobre o Ferroviário de Angola, por 42-40, isto em feminino.

Classificação geral:

Masculino

1.     Petro de Luanda

2.     Ferroviário de Angola

3.     Petro do Huambo

4.     Grupo Desportivo 4 de Junho

5.     Núcleo de Basquetebol da Centralidade Fernando Faustino Muteka “Caála”

6.     Clube Desportivo JGM

Feminino

1.     1º de Agosto

2.     Escorpiões da Boa Fé de Viana

3.     Grupo Desportivo do Kilamba

4.     Ferroviário de Angola

5.     Núcleo de Basquetebol de Viana estrelinha da Graça

Cinco ideal

Masculino: Wellington Barros e Jusemar César (Petro de Luanda), Vadilson Lucamba (Ferroviário de Angola), Juel Colombo (Centralidade da Caála) e Andy Tavares (Petro do Huambo).

Feminino: Ana Serviço e Danuela Ngongo  (1º de Agosto), Antonica Victorino (Escorpições de Viana), Laura Girão (Ferroviário de Angola) e Dicla Alberto (Desportivo da Centralidade do Kilamba).

Andy Tavares, do Petro do Huambo, foi o melhor marcador da competição, com 123 pontos e melhor ressaltador com 193 ressaltos do campeonato masculino, ao que em feminino, Ana Serviço e Manata Kibuabua, ambas do 1º de Agosto, foram as melhores marcadora e ressaltadora da prova desta classe, com 195 pontos e 120 ressaltos, respectivamente.

O Desportivo JGM levou o troféu de equipa fair-play em masculino, ao passo que o título em feminino coube ao Núcleo de Basquetebol de Viana.

O 35° Campeonato Nacional sub-16 em masculino e o 33° nacional em feminino, cujos jogos decorreram, desde o passado dia 10, no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dumen, no interior da cidade do Huambo, foram realizados, pela primeira vez, nesta região do Planalto Central.

O masculino registou a ausência do campeão em título da última edição, 1º de Agosto, e do segundo classificado, Vila Coltilde, por razões desconhecidas. VKY/ALH





+