Selecção nacional inicia estágio em Malanje

     Desporto           
  • Malanje     Segunda, 06 Junho De 2022    19h51  
Selecção Nacional de Basquetebol
Selecção Nacional de Basquetebol
Aurélio Cua

Malanje- A selecção nacional sénior masculina de basquetebol iniciou hoje, segunda-feira, na cidade de Malanje, o estágio pré-competitivo de 12 dias, tendo em vista a terceira janela de apuramento ao mundial de 2023, a disputar-se na Indonésia, Filipinas e Japão.

A decorrerem de 27 de Junho a 5 de Julho, os jogos de qualificação terão como palco a cidade de Abidjan, capital da Côte d´Ivoire, onde Angola vai defrontar a selecção anfitriã, a Guiné Equatorial e República Centro Africana (RCA).

Integram a pré-selecção os atletas Anatoli Leandro, Gerson Domingos, João Oliveira, José Nseka, Kenneth Manuel, Hélder Neto, Benvindo Quimbamba, Leonel Paulo, Glofate Buiamba, Egídio Ventura, Jerónimo Luís, Sebastião Quicuame, Geovani Kibinga, Childe Dundão, Wilson Ambrósio, Aloísio Andrade, Gerson Lukeny, Dimitri Maconda e Aboubakar Gakou.

Fazem igualmente parte dos pré-convocados Sadraque Nganga, António Monteiro, Paulinho Bala, Eduardo Francisco, Jilson Bango,Teotónio Dó e Jorge Filipe.

Segundo o vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Sílvio Lemos, o atleta Carlos Morais estará ausente por lesão, enquanto os que militam nos Estados Unidos da América (Bruno Fernandes e Sílvio Sousa) ainda não responderam à convocatória.

Deu a conhecer que findo o estágio em Malanje, a equipa segue para Benguela para participar de 17 a 19 deste mês, num torneio internacional, com as selecções de Moçambique e Cabo-verde.

Por seu lado, o treinador da selecção, Pep Clarós, disse que o conjunto vai aprimorar os aspectos defensivos, ofensivos, tácticos, assim como o entrosamento entre os atletas e a resistência física, dada a desigualdade existente neste último quesito.

Frisou que a pré-selecção visa, em parte, renovar a equipa, trazendo novos atletas com potencial e margem de progressão.

O técnico mostrou-se confiante num resultado satisfatório nos jogos de qualificação, apontando a vitória na partida inaugural como um dos objectivos.

De recordar que na janela qualificativa Angola ocupa o terceiro lugar do Grupo C com 5 pontos, atrás da Côte d´Ivoire (6 pontos).

A Guiné Equatorial e a República Centro Africana figuram na terceira e quarta posições do referido grupo, com quatro e três pontos, respectivamente.





+