Basquetebolista oferece material desportivo às escolas 

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 19 Maio De 2023    17h10  
Basquetebolista Selton Miguel entrega material desportivo e didáctico às escolas Ambrósio Lukoki e Formiga do Cazenga
Basquetebolista Selton Miguel entrega material desportivo e didáctico às escolas Ambrósio Lukoki e Formiga do Cazenga
Denilson de Jesus

Cazenga - A escola do I ciclo do Ensino Secundário n° três mil 124, Ambrósio Lukoki, e o Clube Desportivo Escola Formigas do Cazenga beneficiaram, nessa sexta-feira, de material didáctivo e desportivo, uma oferta do basquetebolista angolano a evoluir na equipa do South Florida Bulls da I divisão da NCAA, dos Estados Unidos da América, Selton Miguel.

Além de material desportivo, o donativo é composto por afia lápis, cadernos, mochilas, resmas de papel, equipamento para treinos e material de higiene, entregue no âmbito do seu projecto de desenvolvimento do basquetebol nas comunidades, a nível dos escalões etários, intitulado "Camp Selton".

Na ocasião, a directora da Escola Ambrósio Lukoki, Manuela Barata, manifestou a sua satisfação pelo bens ofertados, dizendo que servem de mais-valia para a instituição e as crianças que precisam-nos sempre.

Acrescentou que continuam com as medidas preventivas contra a Covid-19 e os meios de higienização são sempre importantes para manter medidas.

Por seu turno, o presidente da Escola Formigas do Cazenga, Nguabi Salvador, considera que o gesto tem um simbolismo muito grandioso, principalmente por ser a primeira vez que alguém oferece material didáctico para os atletas. 

Considerou que a visita do Selton Miguel pode impactar bastante na vida de toda a criança e jovens que treinam na escola, na ambição de no futuro serem jogadores profissionais. 

No capítulo desportivo, o presidente espera que Selton Miguel consiga chegar a maior liga de basquetebol mundial (NBA) e esteja disponível para participar no mundial da Ásia, caso seja uma das opções do seleccionar nacional.

Da parte da Administração do Cazenga, o seu gestor, Tomás Bica Mumbundo, disse que a presença do basquetebolista vai impulsionar a camada juvenil para a prática desportiva, pelo facto da municipalidade ser também uma zona de desporto e cultura. 

Lembrou que o país é uma referência na modalidade em África e no mundo, tendo o Selton Miguel ambição de jogar na liga norte-americana, deve servir como exemplo para jovens em formação na Escola Formigas do Cazenga. 

Já o basquetebolista, Selton Miguel, mostrou-se disponível em apadrinhar as formiguinhas sempre que estiver no país, para que outros jovens possam alcançar os seus objectivos. 

Explicou ainda que o processo para a escolha de acesso a NBA é longo, mas com trabalho e afinco é possível.

Para além destas acções, o basquetebolista orientou uma palestra subordinada ao tema, "O impacto do desporto na prevenção da delinquência juvenil". 

O ano de 2023 marca a primeira acção do projecto filantrópico "Camp Selton" em Angola, uma organização sem fins lucrativos, voltado para jovens em risco.

DJ/SEC/VAB





Notícias de Interesse

+