Bienos festejam vitória frente à Namíbia

     Desporto           
  • Bié     Domingo, 28 Janeiro De 2024    04h08  
Gelson Dala
Gelson Dala
DR

Cuito - Tal como acontece em quase todo canto do país, os amantes do futebol na província do Bié também festejaram com bastante euforia a vitória de sábado da selecção nacional, diante da Namíbia, por 3-0.

O jogo contou para os oitavos-de-final do Campeonato Africano da Nações (CAN), que decorre na Cote dIvoire.

Os golos foram marcados por Gelson Dala (duas vezes) e Mabululo.

Numa clara alusão de que a população biena está com os Palancas Negras, vários foram os cidadãos que se aglomeraram em locais públicos criados para o efeito, assim como em residências, para fazerem uma corrente forte em apoio à selecção nacional. 

O Cine do Sporting do Bié foi um dos que albergou centenas de espectadores, com destaque para a vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Alcida Camatele Sandumbo, que, com os olhos focados na tela, mostraram, desde o primeiro minuto, confiantes na vitória angolana.

No final, cada um a seu gesto, com gritos, assobios e ovações, demostraram a sua alegria pela conquista de mais um feito de Angola no CAN 2023, que foi a passagem para os quartos-de-final, em que defrontará a Nigéria, que eliminou os Camarões, por 2-0.

Em declarações à ANGOP, o presidente da Associação Provincial de Futebol (APF) do Bié, Augusto Teles Bongue, considerou a vitória fruto de muito trabalho de um grupo que está a fazer história, dando continuidade aos feitos das antigas gerações.

“Temos que reconhecer que este grupo está a fazer história e com a possibilidade de ir mais longe, por isso, devemos ter a certeza de que ainda muita coisa boa será feita neste campeonato”, sublinhou o dirigente, fazendo alusão ser o primeiro triunfo de Angola numa fase a eliminar de um CAN em nove participações.

Por outra, considerou a atitude do guarda-redes Neblu um acto de patriotismo e de heroísmo.

O guarda-redes titular da selecção defendeu a bola com as mãos fora da grande área, impedindo assim aquele que seria o primeiro golo da partida.

Com isso, Neblu foi expulso quando eram decorridos apenas 17 minutos da partida.

"Sem desprimor aos restantes atletas, ele foi o “herói” da selecção nacional, porque se não tivesse tal atitude, o lance resultaria em golo e o jogo teria um outro rumo", analisou 
o dirigente máximo do futebol a nível da província do Bié.

Sem fazer qualquer prognóstico quanto ao jogo dos quartos-de-finais, diante da Nigéria, Augusto Teles Bongue disse que o mais importante é acreditar que Angola pode chegar mais longe e que tudo é possível.VKY/PLB





+