Bonucci e Chiellini - uma dupla de 70 anos para travar a Espanha

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 05 Julho De 2021    22h03  

Luanda - Itália e Espanha decidem às 20h00 de terça-feira quem vai passar à final do Campeonato Europeu em futebol, num desafio cujo destaque é a dupla de centrais da azzurra que joga junta a longo tempo e já perdeu uma final de um Euro, em 2012, para os espanhóis.

Evoluem juntos há 11 temporadas, tanto na Juventus como na selecção italiana, e as idades de ambos somam 70 anos. Bonucci tem 34 anos e Chiellini 36 vão formar uma vez mais a dupla de centrais no jogo das meias-finais do Euro2020 diante da Espanha, no Estádio de Wembley, Inglaterra.

Apesar da idade, são os homens de confiança do seleccionador Roberto Mancini, que acumulam 324 jogos juntos (59 na selecção italiana), num total de 27 mil minutos, segundo a reportagem do Diário de Notícias.

"Conheço-o melhor do que à minha mulher", brincou há uns tempos Chiellini. Só Alderweireld e o benfiquista Vertonghen, ex-colegas de equipa no Ajax, no Tottenham e na selecção da Bélgica superam os números de ambos.

Desde o verão de 2010 que Bonucci e Chiellini partilham o mesmo balneário, a única excepção foi a época 2017-18, quando o primeiro se transferiu para o AC Milan, mas acabou por regressar a Turim na temporada seguinte.

Chiellini foi campeão do Mundo pela Itália em 2006, ao lado de Buffon, Totti, Del Piero, Pirlo, entre outros. E já com Bonucci como colega de selecção, ambos perderam a final do Europeu de 2012, precisamente contra esta mesma  Espanha (4-0).

Trata-se de uma humilhação que irão tentar vingar, no jogo que abre a uma das selecções as portas da final de Wembley.

Os dois jogadores chegam às meias-finais em forma e têm recebido vários elogios. "São os dois melhores centrais do Mundo neste momento", disse há dias o alemão Schweinsteiger, depois da magnífica exibição dos defesas diante da Bélgica, na partida dos quartos-de-final.

A Espanha vai tentar garantir a quinta final de um Europeu (venceu três edições).

A outra meia-final disputa-se quarta-feira entre a Inglaterra e Dinamarca, às 20 horas, também no Estádio de Wembley.





+