CAF elege top dez para o CAN`2023 TotalEnergies 

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 09 Janeiro De 2024    18h04  
1 / 2
Capitão da seleção do Egipto, Mohamed Salah
Capitão da seleção do Egipto, Mohamed Salah
Francisco Miúdo
2 / 2
Capitão da selecção senegalesa, Sadio Mané
Capitão da selecção senegalesa, Sadio Mané
Jornal de Angola

Luanda - Os atletas Mohamed Amoura (Argélia) e Mohammed Kudus (Ghana) figuram na lista dos dez melhores talentos que evoluirão na 34ª edição do Campeonato Africano das Nações em futebol, a par de Mohamed Salah e Sadio Mané.

Com 23 nos de idade, sendo dos mais jovens neste evento continental que inicia sábado (13), na Côte d'Ivoire, os atacantes surgem no meio de consagrados como Sadio Mané (Senegal- joga pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita) e Mohamed Salah (Egipto, estrela do Liverpool).

Diferente de outros ilustres veteranos como Mahrez, Feghouli ou Slimani, Mohamed Amoura dispensa apresentações na Selecção da Argélia.

O meio-campista, que se destaca pelo Union St. Gilloise da Bélgica, nas últimas duas temporadas, tem a oportunidade de liderar a sua selecção na competição continental, onde deverá ser a grande atracção deste TotalEnergies AFCON 2023 para os "Fennecs".

Mohammed Kudus, ligado ao West Ham United na Premier League da Inglaterra, se impõe pela velocidade explosiva e habilidade para marcar golos.

Com sete prémios de melhor jogador em campo nesta temporada ao serviço da sua equipa, a sensação ganense de 23 anos de idade será um dos jogadores-chave dos “Black Stars” na busca pelo quinto título africano.

Sadio Mané (Senegal) - foi o melhor jogador da edição anterior. A estrela do “Leões da Teranga” será mais uma vez o homem a observar quando for o capitão da sua equipa na luta pela revalidação do título. 

Depois de trocar a Europa em 2023 pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita, o atacante de 31 anos de idade não perdeu a sua perspicácia, sendo que continua a ser o líder de uma equipa cuja ambição é alcançar a "dobradinha".
 
Vincent Aboubakar (Camarões, 31) - é a actual mais-valia dos “Leões Indomáveis”. 

O capitão e artilheiro de confiança dos Camarões se destaca pela força mental e liderança, aspectos que serão fundamentais para guiar seus companheiros ao sexto troféu.

Sehrou Guirassy (Guiné, 27) -  é um atacante que voltou à vida no clube Stuttgart da Alemanha nesta temporada. Por força da sua capacidade de marcar golos, tem rivalizado com outros grandes da Bundesliga. 

Guirassy é sem dúvida o ponta-de-lança que faltava no quebra-cabeça do Syli de Guinée para se destacar nas finais da TotalEnergies AFCON.
 
Sébastien Haller (Côte d`Ivoire, 30) - evoluirá pela segunda vez numa fase final do CAN é nada podia ser melhor do que faze-lo em casa, diante de torcedores que o adotaram muito rapidamente desde seus primeiros passos com os "Elefantes". 

Aos 30 anos de idade, Sébastien Haller atingiu a maturidade e espera-se de um grande impacto de sua parte no maior espetáculo de futebol de África.

Victor Osimhen (Nigéria, 25) - é difícil não incluir o melhor jogador africano do ano neste top dez. 

Victor Osimhen, recém-agraciado como o melhor jogador de futebol africano, está a comemorar o seu novo estatuto no cenário continental. 

Ele é a figura de proa da rica linha de frente de ataque da Nigéria, que terá de guiar na Côte d`ivoire.

Azzedine Ounahi (Marrocos, 24) - Com a selecção marroquina na Copa do Mundo de 2022, fez parte de um colectivo forte. 

Azzedine Ounahi mais uma vez tem a oportunidade de confirmar a grande consideração que tem pelos astros "Leões do Atlas". 

Mohamed Salah (Egipto, 31) - tal como tem feito nas últimas três finais, Mohamed Salah voltará a ser uma das atracções às margens da Lagoa Ebrié. 

Estrela do Liverpool (está entre ao cinco maiores artilheiros da história do clube), o Faraó continua sendo o líder de sua selecção.

Sob sua liderança, o Egipto passou ileso pelas eliminatórias. 

Peter Shalulile (Namíbia, 30) - Peter Shalulile está no auge de sua carreira no Mamelodi Sundowns da África do Sul. 
Recém-conquistado a primeira Liga Africana de Futebol é actualmente um membro-chave na busca da segunda medalha de ouro da TotalEnergies CAF Champions League.

Shalulile será fundamental para os “Bravos Guerreiros” da Namíbia na Côte d`Ivoire.
MC





+