CAN´2023: Analista recomenda melhoramento defensivo

     Desporto           
  • Bié     Segunda, 29 Janeiro De 2024    16h10  
Treino da selecção angolana de futebol, vulgo ´Palancas Negras`
Treino da selecção angolana de futebol, vulgo ´Palancas Negras`
Marcelino Camões-ANGOP

Cuito – O analista de futebol Malaquias Chimbila recomendou a necessidade de a selecção nacional aprimorar os aspectos técnicos e tácticos defensivos, visando a construção de uma equipa mais compacta, capaz de contrariar o favoritismo da Nigéria.

Malaquias Chimbila falava hoje, segunda-feira, à ANGOP, na antevisão do jogo entre as duas selecções, referente aos quartos-de-final da 34ª edição do Campeonato Africano em futebol, (CAN 2023), que decorre na Cote d’Ivoire.

Na sua abordagem, o analista antevê um jogo com inúmeras dificuldades, tendo em conta a superioridade técnica e táctica da Nigéria, por possuir jogadores bastantes influentes na construção de jogadas defensivas, no meio campo, nos corredores e no ataque.

Este factor, segundo o mesmo, atribui algum favoritismo ao adversário, para além de ser detentor de três títulos de campeão africano e estar acima de Angola nos rankings da CAF e da FIFA.

Não obstante a estes factores, Malaquias Chimbila mostrou-se confiante por uma vitória do combinado nacional, por possuir também os seus melhores activos, que a jogar na colectividade, tal como nos jogos anteriores, pode fazer a diferença e lutar por um resultado que garanta o passe para as meias-finais.

Para o alcance de tal desiderato, reiterou a necessidade de Angola trabalhar mais o sector defensivo, assim como o meio-campo, de modo a se criar uma equipa capaz de contrapor todas as investidas do adversário.

No entender do analista, apesar da invencibilidade no CAN, a selecção nacional tem apresentado algumas debilidades técnicas e tácticas nestas áreas, por má abordagem das bolas, o que tem criado oportunidade de golos para os adversários.

“É fundamental que a equipa não cometa erros, desde o sector defensivo até ao meio-campo, sob pena do adversário tirar proveito sobre os mesmos”, alertou.

O interlocutor entende ainda ser necessário que a equipa técnica trabalhe mais o factor psicológico dos atletas, para que os níveis anímicos continuem altos, fruto do progresso que a selecção tem registado.

Em termos de novidades na equipa inicial, disse esperar pela integração de Estrela e Milson no meio-campo, e uma postura mais acutilante de Kialunda Gaspar, como último homem do eixo defensivo.

Para chegar aos quartos-de-final, Angola eliminou na fase anterior a Namíbia, com vitória de 3-0, enquanto a Nigéria fez o mesmo com os Camarões (2-0).

O jogo entre as duas selecções está agendado para a próxima sexta-feira (02/02), em Abidjan. VKY/PLB





+