CAN de futebol para amputados adiado para Maio

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 10 Abril De 2024    20h00  
Selecção de Futebol para Amputados prepara CAN’2024
Selecção de Futebol para Amputados prepara CAN’2024
DR

Luanda - O Campeonato Africano de futebol para amputados, inicialmente previsto para de 18 a 29 deste mês, no Egipto, foi adiado para  Maio, apurou a ANGOP, esta quarta-feira, em Luanda.

De acordo com uma fonte do Comité Paralímpico Angolano (CPA), o evento deve ocorrer apenas de 18 a 30 do próximo mês, no mesmo palco.

O motivo da alteração não está ainda bem esclarecido, mas numa primeira análise alia-se ao facto de vigorar naquele país árabe o período de Ramadão, de 10 a 18 de Abril.

O Ramadão é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos prática jejum (período determinado de repouso em que não se ingere alimentos).

É um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade e vivência profunda da fraternidade e dos valores da Vida familiar.

Sobre o adiamento do evento, o selecionador nacional, Augusto Baptista “Cheto”, afirmou à ANGOP, a partir da cidade turca de Antalya, que a decisão causará enormes transtornos à preparação do combinado nacional.

O treinador disse que o colectivo está em fase final dos trabalhos e no auge da forma desportiva.

"A alteração da data implicará o reinício do processo de treinamento", lamentou o técnico que levou Angola ao título de campeã do mundo (México' 2018).

Explicou que o estágio termina dia 14, de acordo com o programa, mas que antes Angola disputará três jogos amistosos.

No dia 12 e 14, a campeã africana (Benguela’2019) defronta a congénere do Uzbequistão e o Irão no dia 13.

A saída do local de estágio para Istambul será dia 14, após o confronto com o Uzbequistão, enquanto a chegada ao país ocorrerá no dia 16.

Cheto referiu que o combinado nacional regressa incluindo os atletas internacionais que evoluem na Turquia e que, em função da orientação do CPA, dispensará o grupo e uma semana depois dar-se-á nova concentração, em Luanda.

Constituição da Selecção Nacional:

Guarda-redes - Sebastião Canjiluca (Misto do Huambo), Jesus Mateus (Bengo) e Ambrósio Chilala (Benguela).

Integram ainda o combinado nacional, os médios Laurindo Lucamba (Huambo), José Cambanje (Huambo), José João (Luanda) e o ponta-de-lança Sabino Joaquim - Cap (Moxico).

Completam o grupo, os defesas Paciência Félix, Francisco Amaro e Manuel Lingate, os médios Lucas Fungula, Catarino de Carvalho, Jesus Morais, além  dos  atacantes Heno Guilherme, Pedro Vicente e José Candeeiro. MC

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+