CAN'2023: Adeptos no Bié enaltecem postura de Angola apesar da eliminação

     Desporto           
  • Bié     Sábado, 03 Fevereiro De 2024    09h11  
jogo, Angola e Nigéria
jogo, Angola e Nigéria
Domingos Cardoso - ANGOP

Culto - Os adeptos na província do Bié enalteceram a postura de Angola no Campeonato Africano das Nações em futebol, que decorre na Cote d’Ivoire, onde conquistaram inúmeros feitos, apesar da eliminação nos quartos-de-final, em que perdeu frente à Nigéria, por 0-1, na noite de sexta-feira.

Em declarações à imprensa, a vice-governadora para o sector político, social e económico do Bié, Alcida Camatele Sandumbo, reconheceu que a Selecção Nacional teve uma participação airosa e histórica numa fase final de um CAN, ao chegar nos quartos-de-finais, no formato actual.

"Independentemente do resultado no jogo com a Nigéria, Angola deu um passo significativo e fez história ao chegar até aqui. Por isso, temos que ter a coragem de reconhecer esta conquista", realçou.

No seu entender, com esta participação, os Palancas Negras fizeram uma boa diplomacia internacional, elevando o nome do país ao mais alto nível no contexto das nações do continente e não só.

A vice-governadora realçou ainda os feitos da campanha de Angola no torneio no processo do reforço da Unidade e Reconciliação, por unir cada vez mais os angolanos e fazer a Nação sonhar.

Para o presidente do Sporting do Bié, Paulo Jorge, doravante os adversários do continente africano e do mundo, no geral, passarão a respeitar mais Angola, tendo em conta o nível competitivo demonstrado.

No mesmo diapasão continuou o director da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Afonso Belo Sanguvila, referindo que o combinado nacional transmitiu a mensagem de que é possível sonhar pela conquista do título, desde que haja investimentos e incentivos para o efeito.

Hammudi, de nacionalidade libanesa, foi um dos vários cidadãos estrangeiros que torceu também pela selecção angolana.

O mesmo disse ter gostado da participação de Angola na prova e que a derrota contra a Nigéria não tira o mérito e feito histórico alcançado.

"Angola surpreendeu o mundo ao revelar-se no CAN com um nível competitivo invejável", sublinhou, tendo, por isso, recomendado mais trabalho para a melhoria de alguns aspectos.

Já o adepto Evaristo Cassoma disse que ficou o legado e o alcance de um feito que permite Angola ser um país com uma história a nível do futebol no continente.

Tal como nos jogos anteriores, muitos bienos voltaram a se juntar em espaços públicos para, de forma conjunta, apoiarem a Selecção Nacional, fazendo uma corrente forte para a inédita qualificação para as meias-finais da competição.

O pavilhão do Sporting Clube do Bié foi o espaço privilegiado, congregando mais de mil cidadãos nacionais e estrangeiros que, do primeiro ao último minuto, aplaudiram a boa exibição de Angola, não obstante a derrota sofrida.

Para chegar a esta fase, Angola, na fase de grupos, empatou com a Argélia (1-1), venceu a Mauritânia (3-2) e o Burkina Faso (2-0). Já nos oitavos-de-final, eliminou a Namíbia, a quem venceu por 3-0. VKY/PLB





+