CAN'2023: Selecções já apuradas para oitavos-de-final

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 24 Janeiro De 2024    05h58  
Selecção nacional de Angola
Selecção nacional de Angola
DR

Bouaké (Do enviado especial) - A Taça das Nações Africanas de 2023, com as suas reviravoltas e exibições notáveis, já nos proporcionou momentos futebolísticos inesquecíveis.

À medida que a fase de grupos se aproxima do fim, a emoção aumenta ainda mais com a perspectiva de início dos oitavos-de-final, a partir de sábado, com algumas selecções com presença já garantidas.

Grupo A

A Guiné Equatorial terminou na liderança com 7 pontos. Depois do empate inaugural frente à Nigéria (1-1), o Nzalang National venceu a Guiné-Bissau (4-2) e depois a anfitriã Côte d'Ivoire, por  um contundente resultado de 4-0. 

Depois dos quartos-de-final, há dois anos, e semifinalistas em 2015, a equipa de Emilio Nsue, autor de 5 golos desde o início do torneio, será já das sensações no evento. 

A Nigéria ocupou o segundo lugar, também com 7 pontos, mas com uma diferença de golos inferior à da Guiné Equatorial (+2 contra +6).  

Após o empate frente ao Nzaland National (1-1), na entrada na competição, os Super Águias venceram a Côte d'Ivoire (1-0) antes de assumirem a Guiné-Bissau, também com um resultado estreito de 1-0. 

Grupo B

Cabo Verde assumiu a liderança do Grupo com um total de 7 pontos.  As tropas de Bubista começaram com uma vitória retumbante frente aos Estrelas Negras do Gana (2-1), antes de vencerem Moçambique por 3-0.  

Segunda-feira, a banda de Ryan Mendes empatou com o Egipto, apesar do onze revisto (2-2). 

O Egipto qualificou-se ao terminar em segundo lugar no Grupo. Sem uma única vitória, antes do empate com Cabo Verde (2-2), na segunda-feira, os Faraós também empataram com Moçambique e com o Ghana, por 2-2, em ambas ocasiões. 

Os comandados de Rui Vitória, que já não podem contar neste momento com Mohamed Salah, que regressou ao Liverpool para tratar de uma  uma lesão, esperam conseguir a primeira vitória nesta edição para chegar aos quartos-de-final.

Grupo C

O Senegal, um dos favoritos do torneio, venceu a Gâmbia (3-0), os Camarões (3-1) e depois a Guiné (2-0)

Com 6 golos marcados em duas partidas, os Leões da Teranga, detentores do título, demonstraram mais uma vez as suas qualidades ofensivas neste início do CAN. Derrotaram esta terça-feira o Syli Nacional da Guiné, segundo colocado com 4 pontos, pela terceira ronda. 

Uma vitória ou um empate garantiria na mesma ao Senegal o primeiro lugar neste grupo C, mas também uma derrota não impediria as tropas de Aliou Cissé de chegar aos quartos-de-final. 

Já classificada, a Guiné ocupou a segunda posição do Grupo C com 4 pontos, após empatar com os Camarões (1-1) e vencer a Gâmbia por 1-0, na segunda jornada.  

O jogo frente aos Leões, esta terça-feira, permitiria ainda aos comandados de Kawa Diawara assumir a liderança do Grupo C em caso de vitória. 

Grupo D

Angola, com 4 pontos em dois jogos, esteve qualificada ainda antes do último encontro, esta terça-feira, frente aos Garanhões do Burkina Faso.  

Os Palancas Negras começaram com um empate frente à Argélia (1-1) antes de vencerem a Mauritânia (2-3), num jogo intenso.  

Não qualificada na última edição, a selecção angolana está de volta à frente do panorama continental e tentará ter pelo menos o mesmo desempenho que em 2008 e 2010, edições onde chegou aos quartos-de-final. 

O Burkina Faso também somava 4 pontos antes do último jogo desta terça-feira contra Angola.  A vitória frente à Mauritânia (1-0) na primeira jornada e o empate frente à Argélia terão, portanto, permitido aos Garanhões garantirem o seu bilhete para os oitavos-de-final, apesar do empate dos Fennecs nos últimos momentos(2-2). 

Grupo E 

O Mali domina o Grupo E com 4 pontos em dois jogos, graças à vitória sobre a África do Sul (2-0), na primeira jornada, e ao empate com a Tunísia (1-1).

O último encontro, esta quarta-feira, contra a Namíbia, permitirá consolidar a sua posição de liderança em caso de vitória.

Grupo F

Marrocos, aguardado com grande expectativa após o seu desempenho no Mundial de 2022 (semifinalista), começou bem frente à Tanzânia (3-0) antes de empatar frente à RD Congo (1-1), no segundo jogo desta fase inicial. 

Mas com 4 pontos em duas partidas, a “tropa” de Walid Regragui já tem participação garantida na fase final.

Uma vitória ou mesmo um empate na quarta-feira contra a Zâmbia seria suficiente para garantir o primeiro lugar do grupo.  

Depois da disputa dos desafios do penúltimo dia da fase de grupos, na terça-feira, Camarões garantiu passagem vencendo a Gâmbia, por 3-2.

No grupo E e F as coisas definem-se esta quarta-feira quando se defrontarem às 18h: Namíbia-Mali e África do Sul-Tunísia (Grupo E) e 21h:Tanzânia-RDC e Zâmbia-Marrocos (F).

O Mali lidera E com 4 pts, seguido da África do Sul (3 pts) e da Namíbia (3). A Tunísia é a última (1 pts), já o F é comandado por Marrocos (4 pts), seguido da RDC e da Zâmbia com dois pontos cada.

Equipas qualificadas e possíveis cruzamentos 

Sábado, 27 de janeiro: 17h: Angola ou Burkina Faso ou Argélia contra 3º B/E ou F, em Bouaké

20h: Nigéria contra Senegal ou Guiné ou Camarões, Stade Felix Houphouet-Boigny (Abidjan) 

Domingo, 28 de janeiro: 17h: Guiné Equatorial contra 3ºC/D ou E, Stade Olympique Alassane Ouattara (Abidjan)

20h: Egipto contra Marrocos ou RD Congo ou Zâmbia ou Tanzânia, em San Pedro Segunda-feira, 29 de janeiro: 

17h00: Cabo Verde frente ao 3.º grupo A/C ou D (Jogo 5), Stade Felix Houphouet-Boigny (Abidjan)

20h: Senegal ou Guiné contra 3º grupo A/B ou F, Yamoussoukro Terça-feira, 30 de janeiro

17h: Mali ou África do Sul ou Namíbia contra Angola ou Burkina Faso,estádio Korhogo 

20h: Marrocos ou Zâmbia ou RD Congo contra Mali ou África do Sul ou Namíbia ou Tunísia, San Pedro. MC





+