homenagear Pepino é perpetuar seu nome

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 14 Outubro De 2023    17h49  
Maria Odeth da Silva, esposa do antigo ciclista Pipino o homenageado
Maria Odeth da Silva, esposa do antigo ciclista Pipino o homenageado
Bernardino Vicente - ANGOP

Huambo - A homenagem a Alberto da Silva "Pepino", “ícone” do ciclismo angolano, perpetua o seu nome e incentiva a nova geração à prática da modalidade, considerou, sábado, no Huambo, a viúva do falecido ciclista, Maria Odeth da Silva.

Em declarações à ANGOP, por ocasião do tiro de largada da primeira prova do dia, o prólogo de cinco quilómetros, a viúva de “Pepino” enalteceu, por isso, a iniciativa da Federação Angolana de Ciclismo.

Dona Odeth, como é carinhosamente tratada, afirmou que não vai acompanhar todo o percurso da II edição da Volta à Angola devido a outras tarefas, mas assegurou que estará em Luanda para assistir ao encerramento da prova.

Disputam o “Tour” 114 atletas nacionais e estrangeiros de quatro países, nomeadamente, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Zimbabwe e República Democrática do Congo.

Luanda, Cabinda, Huíla, Benguela, Bengo e Huambo participam, também, com selecções provinciais.

Alberto da Silva "Pepino” nasceu em 24 de Outubro de 1922, em Benguela, e morreu Pepino faleceu em 2018, aos 95 anos de idade, por doença.

Começou a praticar desporto em tenra idade, mormente atletismo, futebol e ciclismo, tendo percorrido o país de bicicleta diversas vezes, em homenagem aos heróis nacionais, antigos combatentes e a crianças pobres.

Em 2009, participou, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos da terceira idade, na Califórnia, Estados Unidos da América.

Pepino voltaria à actividade desportiva em 2013, tendo conquistado duas medalhas de ouro em provas de contra-relógio e de fundo.





+