FACI assegura condições para II Volta a Angola

     Desporto           
  • Huambo     Quinta, 12 Outubro De 2023    22h04  
Presidente da Federação Angolana de Ciclismo, Cremilda Rangel
Presidente da Federação Angolana de Ciclismo, Cremilda Rangel
Valentino Yequenha

Huambo – A presidente da Federação Angolana de Ciclismo (FACI), Cremilde Rangel, assegurou hoje, quinta-feira, estarem criadas as condições necessárias para a realização, a partir de sábado (14), da II edição da Volta Angola em ciclismo de estrada.

Cremilde Rangel confirmou o facto à imprensa, no Huambo, quando falava sobre os preparativos da competição, que retoma oito anos depois da realização da primeira edição, em 2015.

 Na ocasião, disse estarem preparadas todas as condições necessárias, quer em termos de asseguramento, quer em termos logísticos e de acomodação das equipas, para a realização com êxito da corrida, desde o início, na província do Huambo, ao prosseguimento nas demais regiões do país.

Referiu que a realização da segunda edição da Volta Angola constitui um feito muito grande, depois de um longo período de interregno, por falta de dinheiro e, também, devido à Covid-19.

Acrescentou que o peso do evento desportivo tem que ver, sobretudo, pelo facto de homenagear uma grande figura do ciclismo angolano e do mundo, em geral.

A presente edição, que tem como designação Volta Angola Pepino, em homenagem ao icónico ciclista de Benguela, Alberto da Silva “Pepino”, falecido em Agosto de 2018, aos 95 anos de idade, terá como ponto partida a província do Huambo.

A meta da prova, com passagem nas províncias de Benguela, Cuanza Sul, Bengo e Zaire, com término em Luanda, terá uma extensão de 935 quilómetros de estrada.

A mesma, a ser disputada, entre 14 e 22 do corrente mês, período em que se comemora o aniversário do homenageado, contará com a participação de pelo menos 10 equipas, das províncias do Bengo, Benguela, Huambo, Huíla, Luanda e Uige e outras estrangeiras.

A província do Huambo vai participar com o misto local, composto por sete ciclistas e dois dirigentes, cuja meta passa em figurar em entre os seis melhores.

Para tal, o conjunto prepara-se ao pormenor para representar, condignamente, a província, não obstante as dificuldades de ordem técnicas das bicicletas.

Por esta razão, clamam por apoio  do Governo local e dos empresários.

Etapas da competição

A primeira etapa da Volta Angola é disputada a 14 de Outubro e reserva um prólogo de cinco quilômetros, com início na Santa Nganguela e chegada na Munda, ambas localidades do município sede da província do Huambo.

Na segunda etapa, a 15 de Outubro, os ciclistas disputam uma tirada de fundo de 145 quilómetros, com início no Huambo e término em Benguela.

No dia seguinte, para a terceira, os “artistas” de estrada competem uma prova de fundo de 170 quilómetros, entre Lobito e Sumbe.

Terça-feira, a 17 de Outubro, a caravana vai percorrer os 180 quilómetros, a maior distância da competição, a contar para a quarta etapa, partindo do Porto do Amboim (Cuanza Sul) até ao Parque da Quiçama.

Já no dia 18, a 2ª volta Angola reserva pausa geral, para no dia seguinte se disputar o contra Relógio Individual (CRI), numa distância de 20 quilómetros.

A sexta contará com 145 quilómetros, com início no Soyo e chegada no Nzeto, na província do Zaire, para no dia 21, se realizar a sétima, percorrendo 170 quilómetros, entre Nzeto e Caxito, ligando as províncias do Zaire e Bengo.

A última, prevista para o dia 22, reserva a prova de 100 quilómetros, com partida no Bengo e chegada a Luanda, no Largo 1º de Maio, com circuito fechado.

A primeira edição teve como ponto de partida a província do Bié e o Huambo o fim da primeira etapa, num percurso de 152 quilómetros de estrada. VKY/ALH





Notícias de Interesse

+