Ciclismo: Governo do Huambo aposta na massificação com foco no turismo

     Desporto           
  • Huambo     Sábado, 14 Outubro De 2023    17h57  
1 / 2
Momento do ciclista Igor Silva, da Jair Transportes na Edição Prólogo da II Volta Angola em Ciclismo de Estrada
Momento do ciclista Igor Silva, da Jair Transportes na Edição Prólogo da II Volta Angola em Ciclismo de Estrada
Valentino Yequenha
2 / 2
Euclides Chingui, vence Prólogo de 5Km da II Volta Angola em ciclismo de estrada
Euclides Chingui, vence Prólogo de 5Km da II Volta Angola em ciclismo de estrada
Valentino Yequenha

Huambo – O vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Huambo, Angelino Edmundo Elavoco, reafirmou hoje, sábado, o compromisso do Governo da província em continuar a massificar o ciclismo, com vista a promover o turismo.

O responsável falava em conferência de imprensa, no final do prólogo de cinco quilómetros que marcou o início da II edição da Volta Angola, em ciclismo de estrada, uma organização da Federação Angolana da modalidade.

Na ocasião, disse que a pretensão do Governo local visa, para além de desenvolver a modalidade, promover o turismo, por ser um  desporto que constitui um factor decisivo para impulsionar o sector.

Referiu que as autoridades governamentais vão aproveitar as valências de acolher o prólogo da II edição da Volta Angola, para relançar as bases, por existirem na região muitos jovens com vontade de praticar o ciclismo, precisando apenas de apoio.

Para o efeito, assegurou que o Governo poderá trabalhar na criação de condições, assim como na mobilização da classe empresarial para apoiar a prática desta modalidade.

Na ocasião, felicitou o ciclista Euclides Chingui, da ACT de Luanda, natural do Huambo, por vencer o do prólogo de cinco quilómetros que marcou o início da II edição da Volta Angola, ao referir que tal feito, traduz a ideia de que a província tem potencial para continuar a alavancar glórias no ciclismo.

O prólogo da II edição da Volta Angola, que visa homenagear o icónico ciclista de Benguela, Alberto Silva “Pepino”, falecido em Agosto de 2018, aos 95 anos de idade, foi realizado no trajecto Casseque I - Calondeia, na estrada nacional 250, periferia da cidade do Huambo.

 

A mesma, a contar para a 1ª etapa da competição que termina no próximo dia 22, tendo como meta Luanda, contou com a participação de mais 100 ciclistas de 18 equipas, entre nacionais e estrangeiros, oriundas de Cabo Verde, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Zimbabwe.

Igor Silva, da Jair Transportes, vencedor a primeira edição, realizada em 2015, quedou-se, nesta etapa, no terceiro lugar, tendo sido superado por Hossana Gonçalves, da Bai-SPL de Luanda, segundo colocado.

Domingo, 15 de Outubro, disputa-se a segunda etapa, com uma tirada de fundo de 145 quilómetros, com início no Huambo e término em Benguela. VKY/ALH

 

 





+