GP Pepino remarcado para Fevereiro

     Desporto           
  • Benguela     Segunda, 10 Janeiro De 2022    18h31  
Pormenor de uma prova de ciclismo
Pormenor de uma prova de ciclismo
Marcelino Camões

Benguela – Após sucessivos adiamentos devido à pandemia da Covid-19, a primeira edição do Grande Prémio de Ciclismo “Alberto da Silva Pepino” pode ser disputada de 4 a 6 de Fevereiro, na província de Benguela, apurou a ANGOP.

A prova, uma parceria entre a Federação Angolana de Ciclismo (FACI) e o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), visa homenagear os feitos do veterano ciclista e uma das referências do desporto nacional, Alberto da Silva “Pepino”, falecido em 2018, por doença, aos 95 anos.

A primeira edição do GP Alberto da Silva Pepino será disputada em  285 quilómetros em três etapas, das quais uma prova de fundo de 135 quilómetros, com início e término na cidade de Benguela.

Em declarações à ANGOP, o secretário-geral da Associação Provincial de Ciclismo, Olegário Correia, afirmou que a competição servirá para revitalizar a modalidade e motivar os ciclistas na província, bem como as formações da Huíla e de Luanda, que têm vivido um período de letargia por conta da crise pandémica.

O responsável notou haver grande expectativa, mas esclareceu que tudo está dependente da Federação, enquanto organizador da iniciativa.

O evento foi calendarizado, mas o responsável admitiu que, até ao momento, a Federação ainda não comunicou à Associação de Benguela sobre a possibilidade da sua realização na data prevista, após ter sido projectada para 2019.

Além do quarteto de Benguela - Jair Transportes (JT), Escola Alberto da Silva Pepino, Escola de Ciclismo 2 Rodas e Lobito Bike - o GP Pepino deve contar com o BAI Sicasal Petro de Luanda (BSP), Amadores do Cicloturismo, Kambas da Bicicleta (KB), Tchaco Cycling Team (TCT), Kambas do Pedal de Luanda (KPL) e RV Racing Team.

Um dos maiores ícones do desporto angolano, Alberto da Silva Pepino começou a sua actividade de desportista desde a tenra idade, praticando futebol e atletismo.

Depois abraçou o ciclismo, modalidade onde se notabilizou.

Enquanto ciclista veterano, participou em 2009, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos da Terceira Idade, na Califórnia.

Em 2013, voltou às pistas de ciclismo nos Estados Unidos da América e conquistou duas medalhas de ouro.

 





+