Ciclistas da Volta Angola recebidos em apoteose

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 22 Outubro De 2023    18h19  
Volta a Angola em ciclismo de estrada
Volta a Angola em ciclismo de estrada
Bernardino dos Santos Vicente - ANGOP

Luanda - Os participantes da segunda edição da Volta a Angola "Pepino'2023", em ciclismo, foram recebidos hoje (domingo), em apoteose, na capital do país (Luanda).

A recepção dos atletas aconteceu na Nova Marginal, com dirigentes desportivos, familiares e amantes da modalidade, a festejar com os ciclistas, que durante nove dias percorreram estradas e picadas a pedalar em cinco províncias do país.

A volta, iniciou no Huambo, com a primeira etapa, em um prólogo de cinco quilómetros. Na segunda etapa, foi uma prova de Fundo de 170 Kms, que partiu de Benguela ao Cuanza Sul. Na terceira etapa, foi a prova de Fundo de 180 Kms e teve a partida no Porto Amboim para o Parque da Kissama, em Luanda.

A caravana partiu, hoje (domingo), de Caxito, com destino a Luanda, onde as duas corridas foram apenas de recriação, parra brindar o público que deslocou-se a Nova Marginal, para prestigiar os 140 atletas que lutaram para o troféu da segunda edição da Volta Angola.

No circuito fechado, na nova Marginal de 18 Kms, ficou a frente, o ciclista da equipa Jair Transporte, com 23 minutos e 54 segundo, seguido de Euclides Chingui, mais 55 segundo, e Igor Silva, campeão nacional e vencedor da primeira edição da Volta, em 2015, com mais 57 segundo.

Depois desta prova, sem qualificações, realizou a cerimónia de premiação, a equipa dos Amadores Ciclo Turismo (ACT), que arrebatou o troféu de campeão por equipa. Na segunda posição por equipa, ficou o Petro de Luanda, e na terceira ocupou o Jair Transporte.

Na classificação geral individual, Dário António (ACT), foi o vencedor da Volta Angola, a segunda posição recaiu para Mário de Carvalho (Petro), e Zeferino Epalanga (ACT), ficou com a terceira posição.

Em sub-23, foi conquistado por Ctlristhian Ramon (ACT), seguido de Euclides Chingui (ACT), e na terceira Hossana Gonçalves (Petro de Luanda).

No prémio de Montanha, nas três primeiras posições, ficou Bruno Araújo (Petro), Euclides Chingui (ACT) e Cristian Ramon (ACT). Como atletas jovens, venceu Marcelo Albino (Jair Transporte), seguido de Bruno Araújo (Petro) e Agnaldo Sassinda(Tchaco).

Prémio dos atletas mais rápidos da prova, Igor Silva (Jair Transporte), Bruno Araújo (Petro), e Agnaldo Sassinda (Tchaco).

Participaram da prova, 140 atletas, de 16 equipas, de quatro países, que para além de Angola, estiveram Cabo Verde, Zimbabwe, São Tomé e Príncipe e República Democrática do Congo.

A caravana da Volta Angola saiu de Luanda no dia 12 deste, partiu para o Huambo com uma comitiva de 260 pessoas, entre atletas, dirigentes, técnico, cronometrista, jornalista e outros meios de apoio, como polícia, INEMA e Serviço de Protecção Civil e Bombeiros. BSV/VAB

 





+