Cidadela palco do último “lançamento” de Ângelo Victoriano

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 16 Abril De 2024    07h22  
Ângelo Victoriano (à esq.) com antigo jogador de basquetebol, Yao Ming
Ângelo Victoriano (à esq.) com antigo jogador de basquetebol, Yao Ming
DR

Luanda - O velório do antigo jogador da Selecção Nacional de basquetebol, Ângelo Victoriano, falecido sábado, por doença, decorre desde segunda-feira no pavilhão da Cidadela, em Luanda, no mesmo palco onde protagonizou diversas actuações memoráveis, que dignificam o desporto angolano, africano e mundial. 

Naquele recinto, onde conquistou três dos oito títulos ao serviço da Selecção Nacional, estão expostos vários dos seus troféus e medalhas, algumas das quais pelo clube 1.º de Agosto.  

Segundo apurou a ANGOP, junto da família, o antigo extremo poste vai à enterrar na quarta-feira, no cemitério de Santa Ana. 

Ao invés das habituais partidas desportivas, o pavilhão é, durante este período, local de profunda consternação, onde acorrem familiares, antigos companheiros da selecção, dos clubes que representou no país, designadamente, o Petro de Luanda, ASA e 1.º de Agosto, além da população em geral.

De 56 anos de idade, Ângelo é irmão mais velho dos também antigos basquetebolistas Justino Victoriano “ Puna” e Edmar Victoriano “ Baduna”, igualmente grandes contribuintes para o desenvolvimento da modalidade no país por via de clubes e das Selecções Nacionais. 

Pelos seus feitos, Ângelo Victoriano tornou-se no segundo angolano no “Hall Of Fame”, desde Agosto de 2023, num reconhecimento feito pela FIBA-Mundo, depois de Jean-Jacques da Conceição, em 2013.

Além das conquistas pela Selecção Nacional, Ângelo foi campeão africano de clubes pelo 1.º de Agosto, nos anos 2002 (Luanda), 2004 (Cairo), 2005 (Lagos) e 2006 (Abidjan).

Marcou presença em quatro Jogos Olímpicos, em Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sidney (2000) e Atenas (2004).

WR/VAB/MC





Notícias de Interesse

+