Conquista inédita do africano de MMA nos destaques   

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 17 Setembro De 2023    20h00  
Campeonato africano de MMA
Campeonato africano de MMA
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – A conquista inédita por Angola do Campeonato Africano de Artes Marciais Mistas (MMA), em Luanda, a revalidação do título de andebol continental, na Tunísia, e vitória do Petro na Liga dos clubes de futebol, em Moçambique, nos destaques da semana desportiva no país.  

Nas lutas, a Selecção Nacional de MMA (sigla em inglês) venceu a competição, disputada no pavilhão Multiúsos do Kilamba, na capital do país, arrebatando no total 39 medalhas, sendo 18 de ouro, 14 de prata e sete (7) de bronze.

Do conjunto anfitrião, destacou-se Maurio Silva, que contribuiu com uma medalha de ouro, na categoria de 61,2 kgs, depois de tê-lo feito na edição de 2021, em que os angolanos foram vice-campeões, prova ganha pela África do Sul, organizadora.

A segunda posição coube a RDC, com duas (2) medalhas de ouro, três (3) de prata e duas (2) de bronze, seguida da Namíbia, terceira (uma de ouro e outra de prata), lhas Maurícias, quarta (duas de prata) e Argélia, quinta (uma de bronze). A Namíbia será o próximo país organizador.

No andebol, a Selecção Nacional júnior feminina conquistou a prova, em Monastir (Tunísia), após vitória na final sobre o Egipto, por 30-27, no prolongamento.

Em duelo muito intenso, Angola sofreu o suficiente para evitar o desaire, saindo ao intervalo com vantagem de cinco golos (10-5). A jogadora angolana Bernadeth Belo foi eleita MVP da partida. Este é o 11º título do combinado nacional, o segundo consecutivo.

Ainda da modalidade, a Selecção Nacional em cadetes feminino iniciou, com triunfo por 37-15, sobre a similar de Marrocos, o Campeonato Africano, que decorre no mesmo país (Tunísia). Na partida, referente ao grupo B, o sete angolano vencia já por 19-9 ao intervalo. Angola soma três títulos nesta prova, nos anos 2009, 2011 e 2013.

Quanto ao futebol, o Petro de Luanda (campeão nacional) venceu, em Maputo, a equipa da União Desportiva Songo de Moçambique, por 2-1, em jogo da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga de Clubes Campeões de África.

Em partida disputada no Estádio do Zimpeto, os golos foram marcados por Kinito, duas vezes (78´ e 85), descontado por Reginaldo (83´). O encontro de resposta acontece dentro de duas semanas, no estádio Tundavala, na cidade do Lubango, província da Huila.

Para a mesma prova, o 1.º de Agosto (vice-campeão nacional) empatou (0-0) com o Al-Hilal do Sudão, no Estádio Tundavala, na cidade do Lubango, província da Huíla, também neste primeiro desafio.   

Na Taça da Confederação Africana (CAF), a Académica do Lobito teve igual (0-0) resultado, em Nairobi (Quénia), com Al Merreikh Juba do Sudão do Sul, casa emprestada, também para a primeira “mão” da última eliminatória de acesso à fase de grupos.

O Sagrada Esperança teve sorte diferente, ao perder, por 0-1, na deslocação ao reduto do Ferroviário de Maputo (Moçambique), na referida da Taça, também designada Nelson Mandela. A equipa da Lunda Norte sofreu o único golo da partida já nos derradeiros minutos, por intermédio de Mário.

Também fez eco, a derrota da Selecção Nacional de futebol diante da similar do Irão, por expressivos 4-0, em jogo de carácter particular, enquadrado na data da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), disputado em Teerão, onde Angola já estava em desvantagem (0-3), no intervalo.

Os sete dias, foram ainda marcados, com o Conselho Jurisdicional (CJ) da Federação Angolana de Futebol (FAF) admitir o recurso apresentado pelo Clube Petro de Luanda, no âmbito do processo de suspensão por dois anos de toda actividade, após falta de uma procuração autenticada dos advogados representantes.

De acordo com o Despacho nº 002/CJ-FAF/2023, refere no seu 3º parágrafo, que apresentada tempestivamente a justificação pelo Clube, vai o recurso admitido com o efeito requerido pelo Recorrente nos termos do que flui da 1ª parte do nº do artigo 689º do Código de Processo Civil.

Vai este, prossegue, mediante pagamento de multa correspondente a 1.500 UCF (equivalente a 132 mil Kwanzas), ex vi artigo 87º do Regulamento de Disciplina, devendo fazê-lo no prazo de 24 horas, a contar da notificação do presente despacho.

No hóquei em patins, foi reiterada, em Luanda, a salvaguarda da continuidade da modalidade em Angola, pela ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, aludindo à dupla conquista nos Campeonatos Africanos, decorridos no Cairo (Egipto).

Em declarações à imprensa, no final da recepção de que foram alvo as duas selecções (sénior e Sub-19) que em Agosto venceram a prova continental, a responsável falou ainda em legado bem deixado ao referir-se às gerações anteriores.

Trata-se do segundo troféu sénior na galeria angolana, depois do obtido na primeira edição, decorrida em 2019, em Luanda (Angola).

De igual modo, a necessidade da preservação da memória colectiva e factos históricos do desporto angolano, para o incentivo às futuras gerações, em exortação feita, na capital do país, pela titular do sector, Palmira Barbosa, na cerimónia de entrega do livro “Homenagem às Glorias do Passado do Nosso Desporto”, na Galeria da Cidadela.

Na ocasião, também homenageou-se, o falecido jornalista António Muaxilela, em que igualmente fez-se a entrega de um vestido desportivo, com assinaturas de varias personalidades, à ministra.

Das distinções, realce ao antigo poste da Selecção Nacional, Ângelo Victoriano, que consta no “Hall da Fama” da Federação Internacional de Basquetebol Associado (FIBA), considerado, em Luanda, representar prestígio para Angola no contexto das nações, por parte da ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote.

Ao falar na cerimónia de homenagem ao ex-poste dos hendecampeões africanos, a governante referiu trata-se de um reconhecimento da FIBA Mundo que não é feito a qualquer atleta, e que a distinção de Ângelo Victoriano eleva o nome do país e dos angolanos, posição corroborada por Palmira Barbosa.

Por  sua vez, o homenageado, Ângelo Victoriano, de 55 anos de idade, sublinhou ser um prémio que espelha igualmente o apoio que sempre mereceu dos distintos companheiros de equipas, selecções e treinadores.

Ainda, nível interno, o boxe também foi notícia, com a equipa do Interclube ao conquistar o Campeonato Provincial de Luanda, decorrido no campo polivalente da Vila Estoril, no município do Kilamba Kiaxe.

A formação afecta ao Ministério do Interior arrebatou seis medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Na segunda posição, com quatro medalhas de ouro, ficou a formação Talentos Clube, seguida do Mavinga Escola, em terceira, com três medalhas de ouro, uma de prata e o mesmo número de bronze. VAB

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+